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Diversidade

Semana da Consciência Negra destaca projetos inovadores

  • Quinta-feira, 24 de novembro de 2005, 09h30
  • Última atualização em Quarta-feira, 16 de maio de 2007, 09h41

O Grupo de Servidores do Ministério da Educação pela Igualdade Racial promoverá a Semana da Consciência Negra, no período de 29 próximo a 2 de dezembro, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). As comemorações envolverão todas as secretarias do MEC.

A Secad tem trabalho determinante no crescimento de programas sobre igualdade racial, desenvolvimento de ações relativas ao tema e no salto qualitativo do programa Diversidade na Universidade, que aumentou em mais de seis vezes o número de estudantes beneficiados, desde 2002, pelos Projetos Inovadores de Cursos (PICs). O programa pretende ampliar as condições de acesso ao ensino superior de afrodescendentes e indígenas. Para isso, apóia, financeiramente, instituições que trabalham com projetos educativos.

Lançados em 2002, os PICs atenderam 840 alunos em seis instituições de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. Hoje, atendem cerca de cinco mil estudantes, dos quais aproximadamente 20% conseguem chegar à universidade. Em 2003, sob a coordenação da Secad, foram atendidos 3.413 alunos em 27 projetos inovadores, dos quais, 14,7% passaram no vestibular. Em 2004 e neste ano, 29 instituições atenderam 5.370 alunos.

Diagnósticos — “Estamos fazendo importantes diagnósticos sobre os problemas da população negra atendida por políticas de ação afirmativa na área de educação. Especificamente nos pré-vestibulares comunitários e populares”, disse Renata de Melo Rosa, coordenadora dos PICs. Segundo ela, o êxito deve-se à realização de ações coordenadas com os objetivos propostos.

Para Renata, o programa serve como teste para a implementação, pelo MEC, das políticas de ação afirmativa, como resgate da auto-estima dos alunos negros, reforço da identidade racial e étnica, melhoria de desempenho dos grupos, distribuição de material didático que valoriza a diversidade étnico-racial e abertura de diálogo direto com alunos.

Repórter: Sonia Jacinto

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Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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