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Diversidade

Oficina no Amazonas debate currículo do ensino médio indígena

  • Terça-feira, 29 de novembro de 2005, 17h33
  • Última atualização em Quarta-feira, 16 de maio de 2007, 10h24

A construção de um currículo do ensino médio capaz de formar e capacitar os jovens indígenas para o desenvolvimento de projetos de autonomia e sustentabilidade para as suas aldeias constitui o centro das atividades da oficina que o Ministério da Educação e a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) realizam em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

O evento, que teve início no dia 28, vai até 9 de dezembro. Durante 12 dias, 80 professores indígenas e representantes das secretarias de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Estadual de Educação do Amazonas e Municipal de São Gabriel da Cachoeira, FOIRN e outras ONGs vão discutir o projeto político-pedagógico do ensino médio nas comunidades do Alto Rio Negro.

De acordo com Kleber Gesteira, coordenador de educação escolar indígena da Secad, os povos querem relacionar os conhecimentos obtidos na escola com as suas culturas e daí partir para aprimorar atividades como do manejo ambiental, recursos pesqueiros e artesanato. Gesteira explica que o indígena tem senso prático, portanto, se um membro da comunidade, por exemplo, aprender informática, ele deverá usar seus conhecimentos para fazer projetos em benefício da aldeia e não ir para a cidade procurar emprego. Então, a oficina tem o objetivo de ouvir os povos e oferecer subsídios e assessoria para a construção do currículo diferenciado que atenda suas demandas educacionais, culturais, ambientais e econômicas.

Maioria – O município de São Gabriel da Cachoeira tem 22 povos e 32 mil indígenas, contingente que representa quase 10% da população que vive em terras indígenas em todo o país. Dados preliminares do Censo Escolar 2005 indicam que o município tem 9.028 alunos indígenas no ensino fundamental e 1.144 no ensino médio; as escolas são 197, das quais seis têm turmas de ensino médio.

Repórter: Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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