Inep apresenta relatório sobre práticas de educação ambiental
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) apresentou, nesta quinta-feira, 4, o relatório do levantamento sobre as práticas de educação ambiental nas escolas a partir do Censo Escolar 2001/2004, chamado “O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental?”.
Segundo o coordenador-geral de Educação Ambiental (CGEA/MEC), Moisés Domingos Sobrinho, “a partir do relatório, será possível observar in loco algumas escolas, tendo em vista se obter uma visão mais clara e concreta do que as escolas estão realmente fazendo, no que diz respeito à educação ambiental”.
Desde 2001, o Censo Escolar do Inep monitora a presença da educação ambiental nas escolas de ensino fundamental no Brasil. No primeiro ano, 61,2% das escolas do ensino fundamental declararam trabalhar com educação ambiental; já em 2004, com um percentual de 94% das escolas, podemos afirmar que esta prática se universalizou. As escolas afirmam que inserem a temática no currículo, ou em projetos, ou mesmo como disciplina específica.
O objetivo do projeto é aprofundar esses dados e conhecer melhor como estas alternativas são processadas nos diferentes contextos escolares”, o que possibilita uma compreensão qualitativa dos caminhos de inserção da educação ambiental no ensino fundamental.
Parceria - Para responder a essas perguntas, uma parceria entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), o Inep e a Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped) possibilitou a elaboração de uma pesquisa em diversas etapas. “A primeira etapa apresenta uma análise dos dados disponíveis no Censo Escolar 2001/2004, para definir amostragens representativas para uma pesquisa qualitativa, além de permitir a geração de indicadores sobre a dinâmica da educação ambiental nos municípios”, explica o coordenador.
Na etapa inicial do projeto, especialistas de universidades federais de cada região do país irão construir, juntos, uma estrutura metodológica básica para a realização de pesquisas mais aprofundadas em municípios da amostra. A última etapa fomentará estudos de caso, levantamentos etnográficos e outras pesquisas sobre a práxis em educação ambiental. O Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Anped acompanhará o processo, garantindo uma discussão mais ampla sobre o assunto. “Essa ação permite ao MEC aperfeiçoar as diretrizes de educação ambiental no Plano Nacional de Educação, além de contribuir para o fortalecimento e a implantação das políticas públicas no ensino básico e no ensino superior”, afirma Domingos. (Assessoria de Imprensa do Inep)