Ministra pede ação nas questões ambientais
A ministra do Meio Ambiente, Marina da Silva, abriu oficialmente na quarta-feira, dia 5, o 5º Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental, que será realizado até o próximo sábado, dia 8, em Joinville (SC), com representantes de 32 países. “A sensibilidade para as questões ambientais deve ser traduzida em ações e é isto o que estamos fazendo neste encontro”, disse. O público lotou a arena do Centreventos Cau Hansen durante a solenidade.
Durante a solenidade, a ministra fixou seus sonhos ibero-americanos para a sustentabilidade planetária na árvore dos sonhos, ao lado da arena do Centreventos. Ela lembrou que o mundo perdeu, nos últimos dez anos, mil vezes mais diversidade do que nos 50 anos anteriores e que é impossível reduzir esse processo sem a forte participação da sociedade. “A educação ambiental deve promover uma mudança de atitude agora”, afirmou.
Marina da Silva ainda enfatizou as quatro diretrizes que norteiam o trabalho no Ministério do Meio Ambiente: o forte envolvimento da sociedade na implantação das políticas públicas ambientais, o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente e a Política Ambiental Integrada e Transversal.
Participantes – A abertura do 5º Congresso Ibero-Americano de Educação Ambiental teve a participação do secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, Ricardo Henriques; da coordenadora-geral de Educação Ambiental do ministério, Rachel Trajber; do coordenador da Rede de Formação Ambiental do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), Enrique Leff; do prefeito de Joinville, Marco Tebaldi; do secretário de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Santa Catarina, Sérgio Silva, representando o governador Luiz Henrique da Silveira; e da representante da Rede Brasileira de Educação Ambiental, Patrícia Mousinho. Para Ricardo Henriques, a educação ambiental deve ser um instrumento de transformação de valores. (Assessoria de Comunicação Social do MEC)