Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Países de língua portuguesa vão debater educação de jovens e adultos
Início do conteúdo da página
Educação de jovens e adultos

Países de língua portuguesa vão debater educação de jovens e adultos

  • Quarta-feira, 12 de abril de 2006, 04h47
  • Última atualização em Quinta-feira, 24 de maio de 2007, 07h23

A educação de jovens e adultos (EJA) nos países de língua portuguesa será o tema principal da oficina que o Ministério da Educação, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), órgão do Ministério das Relações Exteriores, e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) realizam de 15 a 18 de maio, em Brasília. O outro tema da reunião é a cooperação Sul/Sul.

De acordo com o diretor do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Timothy Ireland, a oficina visa construir um plano estratégico de cooperação entre os países para troca de informações, experiências e programas na área. Participam do encontro coordenadores de EJA, agências de cooperação, fóruns de universidades da Comunidade de Países de Língua Portuguesa – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste – e o ministério da educação da África do Sul, que vêm conhecer detalhes do Programa Brasil Alfabetizado e da educação de jovens e adultos.

Brasil Alfabetizado – De 26 e 31 de março, Timothy Ireland participou em Libreville, no Gabão, centro-oeste da África, da reunião anual da Associação para o Desenvolvimento da Educação na África. Lá, o diretor apresentou o Programa Brasil Alfabetizado e as ações do MEC de promoção da educação de jovens e adultos. Ao contrário do Brasil – que, em 2006, vai aplicar R$ 212 milhões na alfabetização de jovens e adultos e repassar R$ 548 milhões aos estados e municípios que oferecem EJA – os países africanos dependem de recursos de agências internacionais para promover a alfabetização.

Os participantes da reunião, disse Timothy, elogiaram o formato descentralizado do Programa Brasil Alfabetizado – que trabalha em parceria com estados, municípios e ONGs –, a coordenação do governo federal e o sistema de avaliação do desempenho dos alunos.

Foi consenso na reunião, explicou Timothy, que as campanhas periódicas de alfabetização de adultos, os materiais didáticos improvisados e a baixa formação de alfabetizadores devem ser evitados porque não produzem resultados. A alfabetização se consolida, disse, com cursos mais longos e, especialmente, com a oferta de educação de jovens e adultos nos sistemas de ensino. Também no encontro, o MEC manifestou interesse em publicar no Brasil romances, poesias e contos de autores africanos para os leitores de EJA e relatos de experiências feitas em países da África sobre a educação de jovens e adultos.

Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página