Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Abertas inscrições para seleção de professor sênior nos EUA
Início do conteúdo da página
Educação de jovens e adultos

MEC divulga relação de consultores para o Brasil Alfabetizado

  • Segunda-feira, 28 de maio de 2007, 16h09
  • Última atualização em Terça-feira, 26 de junho de 2007, 08h23

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira, 28, a relação dos 24 consultores aprovados em processo seletivo do programa Brasil Alfabetizado. Os consultores irão, a partir do próximo mês, conduzir visitas técnicas em 1.100 municípios da região Nordeste e do Vale do Jequitinhonha (MG) e atuarão como gestores estaduais e municipais de educação na elaboração do diagnóstico da situação local.

Segundo o diretor de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), Timothy Ireland, os consultores vão, também, “ajudar os municípios, capacitando técnicos para elaborar o plano plurianual de alfabetização, além de acompanhar as ações de alfabetização e de educação de jovens e adultos”.

O foco principal do trabalho dos consultores é desenvolver e fortalecer a educação de jovens e adultos (EJA) na região, que apresenta um dos piores índices educacionais e sociais do país.

Ireland ressaltou, ainda, a importância dos consultores para elevar a qualidade da educação. “É um atendimento especial para os municípios carentes solicitarem assistência técnica e financeira da União. O MEC, por meio desses consultores, está indo aos municípios”, disse.

Seleção — A Secad recebeu mais de 2,5 mil currículos de pessoas interessadas em participar do processo de seleção, que foi realizada em três etapas. A primeira etapa foi a análise de currículo.

O candidato tinha que comprovar experiência mínima de três anos na área de acompanhamento e supervisão de projetos sociais, ou ter participado do planejamento e da gestão educacional em estados e municípios. Além disso, era preciso ter conhecimentos básicos de informática, incluindo acesso à internet e domínio de planilhas eletrônicas.

Cem candidatos passaram para a segunda etapa, que foi uma entrevista. Para a terceira etapa, com 40 candidatos selecionados, foi realizado um curso de formação de cinco dias em Brasília. Veja aqui a relação dos selecionados.

Gláucia Magalhães
 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página