Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Especialistas visitam curso de direito
Início do conteúdo da página
Educação indígena

Educação indígena em debate na Amazônia

  • Quinta-feira, 22 de março de 2007, 13h17
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 11h00

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) promove na sexta-feira, 23, e no sábado, 24, em São Gabriel da Cachoeira (AM), a primeira reunião em 2007 da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (CNEEI). O encontro antecede a reunião ordinária do Conselho Nacional de Educação (CNE), que ocorre a partir do próximo domingo, 25.

Segundo o coordenador-geral de Educação Escolar Indígena do MEC, Kleber Gesteira, a CNEEI é uma “instância de participação, formada por 15 representantes de organizações indígenas, a respeito das políticas de educação escolar indígena desenvolvidas pelo MEC”. Para Gesteira, a importância da comissão é que a partir dela o ministério promove o diálogo com a comunidade indígena.

Na programação da reunião estão previstas as discussões sobre a proposta de conferência nacional de educação escolar indígena e a preparação para a audiência pública do CNE, que será segunda-feira, 26. No domingo, representantes da comissão e do CNE vão visitar uma escola indígena da região.

Ampliação — Outro ponto da reunião, destaca Gesteira, é a discussão sobre a ampliação da participação de outras representações no CNEEI, como Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), associações científicas e organizações não-governamentais entre outras. “É muito importante ampliar em quantidade e qualidade a participação na comissão. Aumentar a rede para um melhor desenvolvimento da educação indígena”, disse.

Gláucia Magalhães

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página