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Educação infantil

MEC inicia Proinfantil em cinco estados

  • Sexta-feira, 10 de junho de 2005, 17h55
  • Última atualização em Terça-feira, 12 de junho de 2007, 04h51

A versão-piloto do Programa de Formação Inicial dos Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil) tem início em junho nos estados de Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rondônia e Sergipe. Desenvolvido pelas secretarias de Educação Básica (SEB/MEC) e de Educação a Distância (Seed/MEC), o Proinfantil dará a formação mínima exigida pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) - nível médio em magistério - a 37 mil professores de creches e pré-escolas. A partir do próximo ano, será estendido aos estados que aderirem ao programa.

“O profissional que atua na educação infantil precisa conhecer o desenvolvimento da criança para qualificar a sua prática cotidiana”, afirma Jeanete Beauchamp, diretora do Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEB. “O objetivo é zerar o número de professores sem habilitação.”

Entre os dias 13 e 17, o MEC realiza o primeiro encontro do Proinfantil no Ceará, em Goiás e em Sergipe para orientar as equipes das agências formadoras dos estados (mais de uma por estado). De cada encontro participam dois representantes do Ministério da Educação, um consultor que participou da elaboração do material didático do Proinfantil, os coordenadores das agências formadoras, os professores formadores das disciplinas comuns do nível médio e das disciplinas pedagógicas, e os articuladores pedagógicos das agências. Entre 20 e 24 de junho, a mesma atividade será realizada em Rondônia e, entre 27 de junho e 1º de julho, em Minas Gerais.

Após a composição das equipes das agências, será feito o processo de formação dos tutores, durante uma semana, em julho. O próximo passo é o curso dos professores de educação infantil inscritos num encontro presencial de dez dias, que se repetirá a cada semestre. O curso terá duração total de dois anos.

Curso semipresencial - Desenvolvido em parceria com a Seed, o curso mescla uso de educação a distância e encontros presenciais, aproveitando a infra-estrutura do Proformação, programa dirigido aos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. As agências formadoras, que reúnem um ou mais municípios, têm equipamentos (computadores, internet, televisão e vídeo) onde ficam os professores formadores de cada disciplina. Eles atendem aos alunos do Proinfantil pessoalmente e por telefone, tirando suas dúvidas. Também são responsáveis pela formação e acompanhamento dos tutores, que ficam nos municípios onde o programa se desenvolve.

Os professores com ensino fundamental completo ou com ensino médio completo sem magistério da rede pública e privada (comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas ou não às prefeituras) poderão se inscrever no Proinfantil. Os professores usarão livros de estudo (oito por módulo semestral) individualmente e participarão de encontros quinzenais em grupo com um tutor. O currículo do Proinfantil compreende as disciplinas do ensino médio regular e as específicas do curso de magistério em educação infantil. Periodicamente, os professores serão submetidos a avaliações.

Ao MEC cabe elaborar e distribuir o material didático. Aos estados, responsáveis pela certificação dos professores, cabe a implementação, o acompanhamento e o monitoramento das atividades por meio das agências formadoras, destacando professores de sua rede de ensino médio para apoiar os tutores e garantindo espaço físico para o curso. Os municípios deverão operacionalizar o Proinfantil por meio da inscrição dos professores não-habilitados, da garantia de espaço para as atividades e da contratação de tutores.

O material do Proinfantil, composto por quatro módulos - um para cada semestre de estudo, somando 3.200 horas de curso em dois anos – foi elaborado por nove consultores especializados na formação de professores de educação infantil junto com 56 autores de textos. A equipe de Sonia Kramer, especialista da PUC/RJ, coordenou a finalização do material didático das disciplinas pedagógicas do Proinfantil, elaborou a proposta de formação dos tutores e avaliação do aprendizado dos professores.

Repórter: Adriana Maricato

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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