Projeto pedagógico torna mais saudáveis os hábitos alimentares em escola fluminense
Professora de educação infantil na Escola Municipal Leila Aparecida de Almeida, no município fluminense de Três Rios, Maria de Fátima Batista Nascimento percebeu que os alunos rejeitavam verduras e hortaliças nas refeições. Interessavam-se apenas por alimentos industrializados, de baixo valor nutritivo. Ela decidiu então desenvolver trabalho voltado para a mudança dos hábitos alimentares das crianças do maternal e criou o projeto Nossos Pequenos Jardineiros.
As principais atividades do projeto foram o trabalho com a horta escolar (os alunos plantavam, cuidavam e colhiam o próprio alimento), as receitas sugeridas pelos alunos e pela professora, dramatizações, vídeos e registros de tudo o que foi aprendido.
“O início foi um pouco difícil, pela necessidade de apoio dos pais, já que os alunos não mais trariam lanche de casa e passariam a se alimentar com a merenda escolar”, diz a professora. Segundo ela, foi necessário dialogar muito até os pais se aliarem à proposta. Fátima também encontrou resistências iniciais por parte dos alunos, mas conseguiu o objetivo. “Ao fim do projeto, todos estavam comendo hortaliças, legumes e frutas.”
Ao entender que o problema com a má alimentação não estava apenas naquela turma, mas em toda a escola, a professora apresentou o projeto à diretora, Cátia Corrêa de Almeida, que o levou à equipe pedagógica da instituição de ensino. O projeto foi incluído na diretriz político-pedagógica da escola, com abrangência em todas as turmas.
Realizado inicialmente de março a novembro de 2014, o projeto teve continuidade em 2015. Os principais resultados foram a parceria da escola com as famílias e a mudança nos costumes alimentares dos alunos. Ao passarem a cuidar de seus próprios alimentos, com os plantios na horta, os estudantes adquiriram novos hábitos.
Para 2016, Fátima tem planos: “Pretendo fazer o projeto ir além dos muros da escola, com a criação de uma horta orgânica na casa de um aluno”, afirma. Além disso, ela pretende incentivar as famílias de todos os alunos a ter uma horta em casa.
Formada em pedagogia, com pós-graduação em supervisão, orientação e administração escolar, Fátima leciona na mesma escola há seis anos, mas a relação com a instituição vem desde a infância, pois é ex-aluna. “É com muito orgulho que hoje sou professora na escola onde fui alfabetizada”, revela.
Prêmio — O projeto Nossos Pequenos Jardineiros colocou Fátima entre os ganhadores da nona edição do Prêmio Professores do Brasil, na categoria creche. “Sempre acompanhei o prêmio, desde a primeira edição, e hoje posso dizer que meu sonho se realizou: estou entre os 30 professores do Brasil”, diz. “A cada momento que penso na premiação, choro de felicidade e orgulho de ser professora.”
Para a diretora da escola, ter uma professora entre os vencedores do prêmio é motivo de orgulho e emoção. “É fruto do brilhante trabalho e do comprometimento”, avalia.
Edição — A nona edição do Prêmio Professores do Brasil selecionou, este ano, 30 experiências pedagógicas desenvolvidas por professores das cinco regiões brasileiras. Os trabalhos foram destacados entre 11.812 inscritos, nas categorias creche; pré-escola; ciclo de alfabetização: primeiro, segundo e terceiro anos – anos iniciais do ensino fundamental; quarto e quinto anos – anos iniciais do ensino fundamental; sexto ao nono ano – anos finais do ensino fundamental; ensino médio. Cada um dos 30 professores recebeu prêmio de R$ 7 mil. Cada categoria teve um professor destacado para receber prêmio extra, no valor de R$ 5 mil.
A partir de 2015, o Prêmio Professores do Brasil passou a integrar a iniciativa Educadores do Brasil, ao lado do Prêmio Gestão Escolar, do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). Assim, a entrega dos prêmios a professores e diretores de escolas foi realizada pela primeira vez, este ano, em conjunto.
O Prêmio Gestão Escolar selecionou 22 escolas como destaques estaduais, com premiação de R$ 6 mil para cada uma. As cinco escolas indicadas como destaque regional receberam R$ 10 mil. O Colégio Estadual Professora Maria das Graças Menezes Moura, de Itabi, Sergipe, foi escolhido como escola referência Brasil, com premiação de R$ 30 mil.
Os resultados dos prêmios estão na página da iniciativa Educadores do Brasil na internet.
Fátima Schenini
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