Educação infantil é tema de encontro em Brasília
Como lidar com bebês ou desenvolver o hábito da leitura em crianças são alguns dos temas abordados pelo encontro nacional do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil). O evento reúne em Brasília, a partir desta segunda-feira, dia 26, até sexta-feira, dia 30, 170 participantes — sendo 151 professores formadores e articuladores pedagógicos de estados brasileiros, além de convidados que atuam em áreas afins.
“Os temas de minicursos e debates foram escolhidos a partir de demandas apresentadas por professores em formação nos estados”, disse a técnica pedagógica de educação infantil da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Roseana Pereira Mendes.
O Proinfantil é um curso de nível médio, a distância, na modalidade normal, destinado aos professores da educação infantil já em exercício em creches e pré-escolas. Durante o encontro nacional, os professores formadores participam de minicursos e palestras que abordarão os temas: literatura infantil, trabalho com as áreas temáticas na educação infantil, atividades com bebês e registros e devolutivas. De volta a seu estado, cada formador repassará o conhecimento aos professores de sua região. Por isso, são também chamados de tutores.
“Essa formação é feita hoje utilizando a educação a distância com fases presenciais, como esta, que contribui para evidenciar a relevância da educação infantil”, explicou o secretário de Educação a Distância, Ronaldo Mota. Segundo Mota, o fato da criança freqüentar creche e pré-escola é decisivo para o rendimento posterior, quando ingressa no ensino fundamental e médio, além de influir nas possibilidades de se entrar no ensino superior. “Portanto, é crucial que o MEC tenha programas que permitam a capacitação de professores que atuarão nessa faixa etária”, completou.
Minicursos — O curso de literatura discutirá formas de estimular o leitor mirim. O professor deve agir como mediador, que não decida tudo sozinho, mas que instigue a criança a encontrar formas de expressar seu entendimento da obra, por meio de teatro, dança, música, desenho ou por qualquer outra manifestação proposta pelos pequenos. A formadora Regina Chagas levará aos professores de Manaus o que aprender no curso. “Quero discutir formas de estimular o próprio professor a ler, porque para que o professor incentive a leitura, ele também precisa ter o hábito de ler”, acredita.
O minicurso de registros e devolutivas se ocupará da prática pedagógica dos professores. A idéia é que façam registros acerca do dia-a-dia em sala de aula e que o tutor observe esses registros para depois discuti-los com o professor, com o intuito de aprimorar a prática pedagógica. Outra demanda dos professores em formação envolve o currículo da educação infantil. O minicurso sobre o tema centra sua abordagem no envolvimento de aspectos lúdicos, próprios do imaginário das crianças, com o ensino de temas presentes na vida infantil. O menino ou a menina poderá aprender a contar ou a escrever as primeiras letras fazendo uso de uma canção ou a partir de uma brincadeira.
O curso sobre trabalho com bebês mostrará aos formadores que os professores podem fazer mais que atender às necessidades básicas das crianças, como alimentar, trocar ou fazê-las adormecer. Os instrutores ensinarão aos formadores como identificar a linguagem dos bebês, a partir de seus gestos, olhares e sons e, assim, a se comunicar com eles. Criar brincadeiras em frente ao espelho, com bolas e caixas, repetir palavras, nomear ações dos bebês e dar respostas que confirmem seus gestos fazem parte do método. A formadora Marilu Costa veio de Porto Velho para participar do curso. “Tem professores que ficam desesperados porque não sabem lidar com bebês. A impressão é que basta cuidar deles, mas de maneira desvinculada do educar”, destacou.
Maria Clara Machado