Formação de professor terá consulta popular
A população brasileira vai opinar sobre as diretrizes de criação dos cursos de formação de professores mantidos pelos centros federais de educação profissional e tecnológica (Cefets). Serão promovidas audiências públicas regionalizadas e uma nacional, na qual as sugestões serão consolidadas e, em seguida, submetidas ao Conselho Nacional de Educação (CNE).
A formação de professores para a educação profissional e tecnológica ocorre hoje de forma emergencial, em cursos de formação geral, sem disciplinas específicas. Para o diretor de formulação de políticas de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Luiz Augusto Caldas, uma política adequada de formação de professores é essencial para que esses profissionais atendam demandas que surgirão com a expansão dessa modalidade de ensino.
Além da comunidade, professores, alunos e servidores dos Cefets poderão participar das audiências locais com representantes de escolas, do Sistema S e das redes municipais e estaduais de formação de trabalhadores. Após as audiências locais, as sugestões apresentadas estarão disponíveis na página eletrônica do Ministério da Educação por 90 dias — até o fim de julho — para recebimento de novos pareceres.
Ana Júlia Silva de Souza