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Educação profissional e tecnológica

Perspectivas do ensino médio em debate

  • Quarta-feira, 16 de abril de 2008, 11h12
  • Última atualização em Quinta-feira, 17 de abril de 2008, 07h55

Possibilitar a jovens fora das universidades uma melhor preparação para o mundo do trabalho foi uma das questões levantadas pelo colóquio Ensino Médio Integrado e Educação Profissional. O debate ocorreu nesta quarta-feira, 16, na Conferência Nacional de Educação Básica, em Brasília.

De acordo com o professor Dante Henrique Moura, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio Grande do Norte, o ensino médio, como está, perde o sentido para a vida dos jovens. Dante salienta que o conteúdo ensinado em sala tem pouca relação com a vida da maior parte dos estudantes. “Que tipo de trabalho o estudante pode fazer com o ensino médio de cunho propedêutico?”, provoca.

Para Dante, a educação básica precisa discutir o mundo do trabalho, já que a maioria dos jovens não cursa uma faculdade após o fim do ensino médio — a taxa bruta de acesso ao ensino superior é de 20% e a líquida, de apenas 12%, de acordo com Censo Escolar de 2006.

Segundo o professor, o ensino médio, ao focar a formação propedêutica, com as disciplinas regulares da grade curricular, privilegia apenas a parcela de jovens que pretende ingressar na universidade, mas não oferece outras perspectivas à maioria.

Dante explica que o ensino médio na modalidade profissional oferece tanto o conteúdo propedêutico (geral) quanto o técnico, permitindo que o estudante seja qualificado para enfrentar as exigências elevadas do mercado de trabalho. “O ensino médio integrado oferece uma formação humana integral ao indissociar trabalho, ciência, cultura e tecnologia”, diz.

Maria Clara Machado

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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