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Educação profissional e tecnológica

Encontro debate tecnologia na escola

  • Quinta-feira, 04 de setembro de 2008, 14h12
  • Última atualização em Quinta-feira, 04 de setembro de 2008, 16h51

Natal — As tecnologias da informação e da comunicação (TICs) permitem que a escola deixe de ser um espaço apenas de reprodução de conhecimento e passe a ser também de produção e de autoria. A escola deve ser autora: registrar e publicar o que faz, e mostrar o que a escola real está fazendo. A opinião é do professor do Colégio Santo Inácio e da Coppe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Alberto José da Costa Tornaghi, em palestra realizada nesta quinta-feira, 4, durante o 1º Encontro de Formação dos Formadores e Multiplicadores do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs na região Nordeste

Com o tema Escola faz Tecnologia, Tecnologia faz Escola, Alberto Tornaghi destacou que os professores ainda lêem e escrevem pouco sobre o trabalho que desenvolvem e também sobre o que os colegas fazem. “O professor deve publicar para que outros leiam, apresentem sugestões e possam até melhorar o que está sendo feito.” Nesse sentido, lembrou, “o Portal do Professor exerce um papel fundamental.” Criado pela Seed, o Portal do Professor oferece espaço para que os educadores publiquem, compartilhem projetos e planos de aula.

Promovido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), o encontro de capacitação prossegue até sexta-feira, 5, com a presença de cerca de 300 professores, de nove estados nordestinos: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os participantes são coordenadores estaduais do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado), que incluem representantes das secretarias estaduais de educação e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além de formadores ou multiplicadores dos núcleos de tecnologia dos estados (NTE) e dos municípios (NTM).

De acordo com a coordenadora-geral de Formação e Capacitação em Educação a Distância, Simone Medeiros, os participantes têm a oportunidade de discutir o projeto político-pedagógico do curso Tecnologias na Educação, além de planejar a implementação das aulas, de acordo com a realidade de seus próprios estados. “É um momento importante de sensibilização e mobilização dos formadores em torno de um dos processos formativos que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação”, explica.

Fátima Schenini

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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