Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Informática dá prêmio a estudantes do RN
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Informática dá prêmio a estudantes do RN

  • Segunda-feira, 03 de novembro de 2008, 16h10
  • Última atualização em Terça-feira, 04 de novembro de 2008, 09h16

Equipe formada por três estudantes do curso técnico integrado em informática do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (Cefet-RN) foi campeã nacional da Olimpíada de Algoritmo Hostnet. Os alunos receberam o prêmio das mãos de Jon Maddog, considerado uma autoridade em software livre. A premiação aconteceu no sábado, 1o, em Foz de Iguaçu. A Olimpíada de Algoritmo Hostnet visa estimular a formação de profissionais qualificados para suprir a demanda do mercado por programadores.

Depois de meses de preparação, as quinze equipes finalistas de estudantes de escolas técnicas realizaram a segunda e última prova da competição, na tarde de sexta-feira, 31. Os alunos Bryan Souza, Helton Duarte e Elomar Souza competiram com alunos de escolas do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

 “Fiquei muito satisfeito com a vitória na Olimpíada”, disse o professor responsável pela equipe vencedora, Leonado Minora. “Trata-se de um feito muito importante para a carreira profissional deles. É uma equipe muito jovem, mas que já recebeu proposta de trabalho do mercado.”

De fato, os estudantes foram sondados para estagiar na empresa organizadora do evento, a Hostnet, no Rio de Janeiro. A Hostnet atua desde 2000 no mercado brasileiro de hospedagem de sítios na internet. Durante todo esse período, ela vem acumulando experiências em diversas tecnologias voltadas para a rede.

Elomar Souza pretende ser programador. Ele ficou muito feliz em ter representado o seu estado nesta competição. “Me senti realizado por competir com pessoas de alto nível de escolas do Sul e Sudeste e sair vitorioso”, disse Elomar.

Ana Júlia Silva de Souza

X
Fim do conteúdo da página