Assessoria canadense para o Mulheres Mil
Consultoria na área de empreendedorismo e cooperativismo, capacitação de docentes brasileiros e intercâmbio de experiências sobre sistema de acesso foram alguns dos saldos das visitas técnicas realizadas por docentes dos colleges canadenses aos centros federais de educação tecnológica (Cefets) que estão executando o programa Mulheres Mil. O intercâmbio faz parte da cooperação entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e a Association of Comunity College of Canadá para implantação do programa no Brasil.
Durante as visitas, que começaram dia 29 de novembro e se estenderam até o sábado, 6 de dezembro, professores canadenses e dos Cefets discutiram diversas possibilidades de parcerias. O New Brunswick College of Craft and Design, por exemplo, que oferta cursos na área de moda e design, vai contribuir com o desenvolvimento dos projetos do Tocantins e Aracaju.
Os Cefets de Fortaleza, Ceará e Manaus, que estão oferecendo capacitação na área do turismo, farão intercâmbio de experiências com o George Brown e o Mont’Morency, que ofertam cursos na mesma área.
Em Alagoas, Roraima, Pernambuco e Maranhão, as parcerias serão com o Red River e o Cégep regional de Lanaudiére. Estas instituições ofertam cursos de capacitação na área de alimentos.
Os Cefets do Rio Grande do Norte e da Paraíba, que oferecem cursos de capacitação em pesca, artesanato e processamento de frutas, serão acompanhados pelo Cégep de la Gaspesie et des Iles, que tem especialização na área. Já o New Brunswick Community College e o Mare-Victorin darão assessoria aos projetos de Belém e Teresina que estão capacitando mulheres para a área de moda e confecção.
Para possibilitar o intercâmbio sistemático de informações, serão promovidos fóruns virtuais entre os docentes canadenses e brasileiros.
Assessoria de Imprensa da Setec