Educação profissional e tecnológica
O próximo passo é aprofundar as discussões sobre os critérios a serem utilizados. “Concordamos com o ministro da Educação, Fernando Haddad, em seu questionamento ao atual vestibular, que valoriza mais a memorização do que a capacidade de análise dos alunos”, afirmou o presidente do Conif, Paulo César Pereira, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
Embora tenham aprovado a adesão à proposta do MEC, os reitores demonstraram preocupações com alguns pontos, como a oferta de vagas para as populações locais, que podem ficar prejudicadas com o vestibular unificado. Também foi levantado o problema da exclusão dos alunos do ensino médio que não tenham participado do Enem, já que o exame não é obrigatório. Segundo o presidente do Conif, as dúvidas e questionamentos serão tratados em encontro, na próxima semana, com representantes do MEC, em Brasília.
Nível médio — Em documento a ser encaminhado ao ministro da Educação, os institutos apresentarão também propostas de acesso dos estudantes aos cursos de nível médio por elas oferecidos. “O tema vem sendo debatido há mais de dois anos. Sabemos que é preciso democratizar o acesso, mas a grande questão é como dar mais oportunidade aos alunos carentes”, disse Pereira.
Assessoria de Imprensa da Setec
Institutos federais devem adotar Enem para ingresso em cursos superiores
O próximo passo é aprofundar as discussões sobre os critérios a serem utilizados. “Concordamos com o ministro da Educação, Fernando Haddad, em seu questionamento ao atual vestibular, que valoriza mais a memorização do que a capacidade de análise dos alunos”, afirmou o presidente do Conif, Paulo César Pereira, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.
Embora tenham aprovado a adesão à proposta do MEC, os reitores demonstraram preocupações com alguns pontos, como a oferta de vagas para as populações locais, que podem ficar prejudicadas com o vestibular unificado. Também foi levantado o problema da exclusão dos alunos do ensino médio que não tenham participado do Enem, já que o exame não é obrigatório. Segundo o presidente do Conif, as dúvidas e questionamentos serão tratados em encontro, na próxima semana, com representantes do MEC, em Brasília.
Nível médio — Em documento a ser encaminhado ao ministro da Educação, os institutos apresentarão também propostas de acesso dos estudantes aos cursos de nível médio por elas oferecidos. “O tema vem sendo debatido há mais de dois anos. Sabemos que é preciso democratizar o acesso, mas a grande questão é como dar mais oportunidade aos alunos carentes”, disse Pereira.
Assessoria de Imprensa da Setec