Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > A complexa logística de distribuição dos livros didáticos, desde as editoras até os estudantes
Início do conteúdo da página
Educação tecnológica

Expansão da rede abre 38 mil vagas em 82 novas escolas

  • Sexta-feira, 12 de junho de 2009, 12h33
  • Última atualização em Sexta-feira, 12 de junho de 2009, 14h34

A expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com a criação de 214 unidades de ensino, já resultou em 38 mil vagas em cursos gratuitos de educação profissional e tecnológica em todo país. Estão em funcionamento 82 novas escolas. O investimento é de R$ 520 milhões. Outras 132 serão entregues em 2010. A expansão implica investimentos totais de R$ 1,1 bilhão.


O balanço da expansão comprova o maior investimento já feito em educação profissional no país. Das 132 escolas em processo de implantação, 114 estão com obras em andamento, 15 em processo de licitação e 13 na fase de elaboração de projetos arquitetônicos. Apenas quatro, no Distrito Federal, estão no estágio inicial de doação de terreno.


A rede passa pela maior expansão de sua história, desde que o presidente Nilo Peçanha criou, em 1909, 19 escolas de aprendizes e artífices. Elas deram origem aos centros federais de educação profissional e tecnológica (Cefets). Até 2002, foram construídas apenas 140 escolas técnicas em todo o país. Em 1998, a Lei nº 9.649, barrou a criação de escolas técnicas federais. A situação só começou a mudar em 2005, com a edição da Lei nº 11.195.


Somente este ano, cem novas escolas técnicas serão entregues — 12 já estão em funcionamento. “É uma verdadeira revolução no setor. Estamos levando educação profissional pública de qualidade a todas regiões do país”, afirma o secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco

Assessoria de Imprensa da Setec

Leia mais...
Federalização de escola vai beneficiar noroeste gaúcho
Parceria com a Petrobras muda a vida de jovens potiguares
Escola de Ibirubá fará parte de instituto após federalização
Campanha de combate à dengue mobiliza estudantes em Teresina
Paraná forma primeira turma de tecnólogos em agroecologia
Ciência é apresentada de forma atrativa na Baixada Fluminense
Nova tecnologia de inseminação faz melhorar o rebanho do Sul
Estudantes orientam turistas sobre preservação ambiental

X
Fim do conteúdo da página