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Educação profissional

Estudantes são premiados com viagens à Espanha e Paraguai

  • Sexta-feira, 25 de setembro de 2009, 16h37
  • Última atualização em Sexta-feira, 25 de setembro de 2009, 16h37

Quatro alunos da rede federal de educação profissional viajarão ao Paraguai e à Espanha. Eles venceram o concurso Caminhos da Liberdade 2009, promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. O concurso teve como objetivo estimular o resgate da memória histórico-cultural do processo de independência do Brasil.


O programa foi concebido no marco da comemoração dos bicentenários de independência (2010 a 2022) dos países ibero-americanos. Além do Brasil, também organizam o concurso em seus países Argentina, Bolívia, Chile, Espanha, Paraguai, Portugal e Uruguai.


Os estudantes selecionados foram Wanderley dos Reis Nascimento, do campus Inhumas do Instituto Federal de Goiás; David dos Santos Farias, do campus Simões Filho do Instituto Federal da Bahia; Aline Araújo do Nascimento, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, e Fernanda Esthefane Garrides Oliveira, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.


Eles se reunirão a grupos de outros países e farão uma viagem de estudos ao Paraguai, onde conhecerão a capital Assunção e percorrerão caminhos franciscanos e jesuítas. Depois vão à Espanha para conhecer cidades como Madrid, Sevilha e Cadiz. Eles embarcam no dia 18 de outubro e regressam a 1º de novembro.


Os alunos concorrentes enviaram trabalhos sobre os temas: a influência do contexto político-econômico no momento histórico da independência, e identidades culturais nas raízes dos processos de independência nas Américas hispânicas e portuguesas.


Trabalhos - A literatura romântica e a noção de nação na América Latina foi o título do trabalho de Wanderley Nascimento, que faz curso técnico em informática integrado ao ensino médio no instituto de Goiás. Ele conta que no seu trabalho revisitou o iluminismo e a Revolução Francesa para apresentar o importante papel dos românticos no processo de criação da América Latina. Em relação à viagem, considera que “será uma experiência incrível, uma oportunidade única de adquirir novas amizades, conhecer diferentes localidades e conviver com idéias, culturas, religiões e valores distintos”.


Já a estudante Aline do Nascimento, 17, do curso de edificações, escreveu um conto. “É sobre um garoto que, sem esperar, recebe a visita de fantasmas que viveram no período da independência. Esses fantasmas diziam-se indignados com o desconhecimento que as pessoas têm sobre como se deu a independência do Brasil.” Segunda Aline, eles decidiram então descrever ao garoto todo esse processo para que ele pudesse repassar as informações para outras pessoas, a fim de resgatar o valor histórico e cultural de todo aquele contexto.


Em Da liberdade teórica à liberdade crítica, Fernanda Eshefane Garrides Oliveira procura pensar a liberdade, tanto a do indivíduo quanto a de uma nação. Liberdade que, segundo ela, muitos almejam mas poucos sabem buscar. No trabalho, ela resgata os pensamentos de liberdade, de cidadania e de brasilidade. Para Fernanda, a viagem será uma volta ao passado histórico na qual os alunos poderão ampliar seus conhecimentos e cultura. Fernanda tem 16 anos e faz o curso técnico em equipamentos biomédicos.

Ana Júlia Silva de Souza


Mais informações sobre o concurso Caminhos da Liberdade

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