Institutos federais
A visita ao San Antonio College, universidade localizada no estado do Texas, faz parte do projeto Brasil-EUA para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica, que envolve a embaixada norte-americana e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec).
Os professores brasileiros vão participar de reuniões e conhecer desde o material didático até a metodologia das aulas relacionadas aos processos de soldagem e construção de navios. “Queremos ver de perto quais os processos que eles usam, as formas de montagem de navios e as estruturas das aulas e dos laboratórios”, destaca o professor Carpes.
Entre as atividades programadas para o período está uma visita ao porto da cidade de Corpus Christi, também no Texas, que é referência em indústria de construção naval. “A experiência que trouxermos vai ser aplicada diretamente nas regiões portuárias de Itajaí, em Santa Catarina, e de Rio Grande, no Rio Grande do Sul”, afirma Carpes. No estado catarinense, o instituto está implantando um campus em Itajaí. A instituição gaúcha já possui um campus em Pelotas, próximo à cidade portuária de Rio Grande.
O projeto Brasil-EUA para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica vem ocorrendo desde 2007 e abrange todas as regiões do país, cada qual com uma instituição parceira nos Estados Unidos. A Alamo Colleges é a parceira da região Sul e, por meio dela, três áreas da educação profissional estão sendo aprimoradas: soldas, robótica e permanência e êxito dos alunos.
Assessoria de imprensa do Instituto Federal de Santa Catarina
Parceria com norte-americanos busca aprimorar ensino técnico
A visita ao San Antonio College, universidade localizada no estado do Texas, faz parte do projeto Brasil-EUA para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica, que envolve a embaixada norte-americana e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec).
Os professores brasileiros vão participar de reuniões e conhecer desde o material didático até a metodologia das aulas relacionadas aos processos de soldagem e construção de navios. “Queremos ver de perto quais os processos que eles usam, as formas de montagem de navios e as estruturas das aulas e dos laboratórios”, destaca o professor Carpes.
Entre as atividades programadas para o período está uma visita ao porto da cidade de Corpus Christi, também no Texas, que é referência em indústria de construção naval. “A experiência que trouxermos vai ser aplicada diretamente nas regiões portuárias de Itajaí, em Santa Catarina, e de Rio Grande, no Rio Grande do Sul”, afirma Carpes. No estado catarinense, o instituto está implantando um campus em Itajaí. A instituição gaúcha já possui um campus em Pelotas, próximo à cidade portuária de Rio Grande.
O projeto Brasil-EUA para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica vem ocorrendo desde 2007 e abrange todas as regiões do país, cada qual com uma instituição parceira nos Estados Unidos. A Alamo Colleges é a parceira da região Sul e, por meio dela, três áreas da educação profissional estão sendo aprimoradas: soldas, robótica e permanência e êxito dos alunos.
Assessoria de imprensa do Instituto Federal de Santa Catarina