Educação tecnológica
Clara é aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná; Thais, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio de Janeiro. Com os demais estudantes, elas visitarão o território peruano percorrido por Baltasar Martinez Compañón, bispo de Navarra (Espanha), durante o reinado de Carlos lll. Nos primórdios da arqueologia européia, Compañón foi o mais importante precursor da arqueologia iberoamericana.
No Peru, Compañón elaborou plano educativo que resultou na construção de escolas para crianças. Ele também estudou, organizou e catalogou inúmeras cerâmicas da cultura moche — desenvolveu-se naquele país entre os anos 100aC e 800ad — encontradas em Trujillo. Dessas peças, fez mais de mil desenhos, que enviou à Espanha para os estudo do príncipe das Astúrias, o futuro rei Carlos lV.
Na rota peruana, os estudantes conhecerão a cultura moche e passarão por cidades como Lima, Huacho, Trujillo e Cajamarca. Depois, seguirão para a Espanha. Eles serão recebidos pelo rei Juan Carlos l e pela rainha Sofia e terão a oportunidade de percorrer Madrid, Navarra, Guipúzcoa, Cantábria e Astúrias.
O programa de intercâmbio tem o apoio do Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação espanhol. No Brasil, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação participa desde 1993. A seleção dos alunos coube ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
O Brasil foi contemplado com duas bolsas. Na escolha dos estudantes, nascidos entre 1994 e 1995, foram considerados critérios como desempenho escolar e cultural, domínio do idioma espanhol e desenvoltura no relacionamento com grupos.
Ana Júlia Silva de Souza
Estudantes vão participar de expedição ao Peru e Espanha
Clara é aluna do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná; Thais, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio de Janeiro. Com os demais estudantes, elas visitarão o território peruano percorrido por Baltasar Martinez Compañón, bispo de Navarra (Espanha), durante o reinado de Carlos lll. Nos primórdios da arqueologia européia, Compañón foi o mais importante precursor da arqueologia iberoamericana.
No Peru, Compañón elaborou plano educativo que resultou na construção de escolas para crianças. Ele também estudou, organizou e catalogou inúmeras cerâmicas da cultura moche — desenvolveu-se naquele país entre os anos 100aC e 800ad — encontradas em Trujillo. Dessas peças, fez mais de mil desenhos, que enviou à Espanha para os estudo do príncipe das Astúrias, o futuro rei Carlos lV.
Na rota peruana, os estudantes conhecerão a cultura moche e passarão por cidades como Lima, Huacho, Trujillo e Cajamarca. Depois, seguirão para a Espanha. Eles serão recebidos pelo rei Juan Carlos l e pela rainha Sofia e terão a oportunidade de percorrer Madrid, Navarra, Guipúzcoa, Cantábria e Astúrias.
O programa de intercâmbio tem o apoio do Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação espanhol. No Brasil, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação participa desde 1993. A seleção dos alunos coube ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
O Brasil foi contemplado com duas bolsas. Na escolha dos estudantes, nascidos entre 1994 e 1995, foram considerados critérios como desempenho escolar e cultural, domínio do idioma espanhol e desenvoltura no relacionamento com grupos.
Ana Júlia Silva de Souza
Assunto(s):
Ruta Quetzal
,
expedição educativa