Educação profissional
Cerca de 150 gestores e professores de instituições de educação profissional dos cinco países, além de integrantes do setor educacional do Mercosul, debateram os temas educação profissional como estratégia de desenvolvimento e modernização, ensino a distância e estratégias para a promoção de políticas inclusivas para as populações vulneráveis.
Para o assessor internacional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Rodrigo Torres, os pontos altos da reunião foram o debate sobre a perspectiva de erradicação da miséria por meio de políticas públicas de educação profissional e a troca de experiências com outros sistemas de ensino. “No âmbito do plano de educação do Mercosul, o ponto principal do evento foi a importância do ensino profissional, com papel não só de formar mão de obra, mas de promover o desenvolvimento tecnológico dos países, a inclusão social e a formação cidadã”, disse.
Durante o encontro, a delegação brasileira, formada por representantes do Ministério da Educação, reitores e assessores internacionais dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, mostrou experiências de políticas inclusivas implementadas pelo governo federal na área da educação profissional. Entre elas, os programas Mulheres Mil e de Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Específicas (TecNep).
Assessoria de Imprensa da Setec
Mercosul debate estratégias de cooperação com sul-coreanos
Cerca de 150 gestores e professores de instituições de educação profissional dos cinco países, além de integrantes do setor educacional do Mercosul, debateram os temas educação profissional como estratégia de desenvolvimento e modernização, ensino a distância e estratégias para a promoção de políticas inclusivas para as populações vulneráveis.
Para o assessor internacional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Rodrigo Torres, os pontos altos da reunião foram o debate sobre a perspectiva de erradicação da miséria por meio de políticas públicas de educação profissional e a troca de experiências com outros sistemas de ensino. “No âmbito do plano de educação do Mercosul, o ponto principal do evento foi a importância do ensino profissional, com papel não só de formar mão de obra, mas de promover o desenvolvimento tecnológico dos países, a inclusão social e a formação cidadã”, disse.
Durante o encontro, a delegação brasileira, formada por representantes do Ministério da Educação, reitores e assessores internacionais dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, mostrou experiências de políticas inclusivas implementadas pelo governo federal na área da educação profissional. Entre elas, os programas Mulheres Mil e de Tecnologia, Educação, Cidadania e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Específicas (TecNep).
Assessoria de Imprensa da Setec