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Educação profissional e tecnológica

Cefet-PB debate educação profissional

  • Sexta-feira, 27 de maio de 2005, 13h22
  • Última atualização em Sexta-feira, 11 de maio de 2007, 10h11

O 1º Seminário de Discussão de Ensino Superior no Contexto da Educação Profissional, realizado no Centro de Ensino Federal e Tecnológico da Paraíba (Cefet-PB), no fim de abril, suscitou um rico debate, mapeando questões-chave relacionadas ao tema. Organizado pelo diretor de ensino da instituição, professor Jeferson Mark, o evento teve a participação de sete palestrantes, e foi marcado por intensa interatividade entre palco e platéia.

Professor e especialista em educação, Francisco Aparecido Cordão abriu o seminário destacando os avanços trazidos pela reconfiguração legal da educação profissional no país, que resultou no ensino integrado. Ele defendeu, também, a intensificação do debate sobre a educação superior e, particularmente, a educação tecnológica, como forma de aprimorar a qualidade do ensino no Brasil.

O professor doutor João Luiz Kovaleski, integrado ao quadro da instituição, defendeu a interação escola/empresa e a necessidade de que a transformação dos Cefets em universidades tecnológicas não se dê por meio de decretos, mas que seja feita a partir do contexto institucional, preservando a identidade da instituição.

Em sua dissertação sobre pós-graduação e pesquisa em instituições de educação tecnológica, Kovaleski abordou a espinhosa questão de como assegurar retorno dos investimentos em desenvolvimento tecnológico. Ele citou o exemplo da Coréia do Sul. “Naquele país, a cada dois doutores formados, um vai para a indústria e o outro é mantido na universidade por meio do pagamento de uma bolsa, revertida em patentes e benefícios para a instituição. O resultado se pode ver no PIB do país”, explicou.

Produção – Temas locais, de relevância no âmbito do centro também foram discutidos no evento, como o Projeto de Avaliação Institucional do Cefet-PB, apresentado pelo professor Joabson Nogueira, e o Plano de Desenvolvimento Institucional do órgão, relatado pelo professor doutor Paulo de Tarso, definindo metas a serem alcançadas até 2010.

Abordando a metodologia científica no desenvolvimento de projetos tecnológicos, a professora Marileuza Fernandes destacou a produção de 179 artigos, produzidos pelos professores da instituição, sob a orientação de 51 professores. “O que é uma prova da importância socioeducacional do modelo de ensino do Cefet.”

Repórter: Maurício Caleiro

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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