Divulgadas as novas normas do Promed e do Proep
O Diário Oficial da União desta segunda-feira, 18, publicou as resoluções do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) de nº 29 – que trata dos critérios e dos procedimentos para assistência financeira por meio de celebração de convênios no âmbito do Programa de Melhoria e Expansão do Ensino Médio (Promed), em 2005 – e de nº 30, que dispõe sobre os critérios para a celebração, execução e prestação de contas dos convênios referentes aos projetos escolares do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep) já aprovados pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e submetidos ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
As íntegras das duas resoluções podem ser encontradas também na página eletrônica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Promed – Este programa tem um orçamento de US$ 300 milhões, dos quais 50% são provenientes de contrato de empréstimo firmado com o BID e 50% de contrapartida nacional, sendo US$ 25 milhões do Tesouro Nacional e US$ 125 milhões das unidades da Federação.
Seu objetivo principal é promover a expansão do ensino médio, melhorando tanto sua qualidade quanto sua abrangência em todo o território, de forma a reduzir as taxas de repetência e de evasão escolar entre os jovens de 15 a 17 anos. Sua estrutura se divide em dois subgrupos de financiamento: subprograma de financiamento de projetos de investimentos das unidades da Federação (Sub A) e subprograma de políticas e programas nacionais (Sub B).
Proep – É um programa do MEC que visa ampliar o número de vagas no ensino profissionalizante, diversificar a oferta de cursos nesse nível de ensino e definir cursos profissionalizantes que atendam à demanda da sociedade e às exigências das novas tecnologias. Participam as instituições federais de educação profissional, os estados, o Distrito Federal, as escolas estaduais e aquelas do segmento comunitário.
As ações contempladas são: desenvolvimento de modelos de gestão escolar para a educação profissional, desenvolvimento e implantação de parâmetros curriculares nacionais (PCNs) dos níveis técnico e tecnológico, implantação do Sistema Nacional de Certificação Profissional e capacitação de recursos humanos da educação profissional.
Repórter: Lucy Cardoso