Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Livro didático na educação especial
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Ministro participa de reunião da Conaes

  • Sexta-feira, 12 de agosto de 2005, 09h38
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 10h55

O ministro da Educação, Fernando Haddad, abre na terça-feira, 16, a 14ª reunião ordinária da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), às 14h, na Sala de Cristal do Ministério da Educação. Na abertura, o ministro dará posse aos três novos integrantes da comissão e receberá o relatório de atividades do primeiro ano de funcionamento da Conaes.

Serão integrados ao grupo Madalena Guasco Peixoto, doutora em educação e professora da PUC-SP, como representante dos professores indicada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee); Maurício Garcia, vice-reitor da Universidade Anhembi/Morumbi, como especialista em gestão universitária; e Nádja Viana Valverde, presidente do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação, também como especialista em gestão universitária.

A Conaes é formada por 13 membros, sendo que três são representantes da comunidade acadêmica, cinco do Ministério da Educação e cinco são especialistas em gestão e avaliação da educação superior.

Durante a reunião, que termina na quarta-feira, 17, serão aprovadas as diretrizes para elaborar os instrumentos da avaliação externa das Instituições de Ensino Superior (Ifes). “A análise externa é a segunda fase da avaliação institucional das Ifes que vem sendo promovida pela Conaes e começará em meados do segundo semestre”, explica o presidente da comissão, Hélgio Trindade.

Na pauta da reunião, consta a avaliação da proposta da Conaes de criação de um programa de pós-graduação e pesquisa em avaliação da educação superior. Segundo Trindade, a idéia é estimular a formação de recursos humanos de alto nível voltados para a avaliação do ensino superior. Será analisada ainda a proposta de avaliação de cursos superiores tecnológicos e profissionais, apresentada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Conaes – Criada pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, a Conaes tem como tarefas propor as dinâmicas, procedimentos e mecanismos de avaliação institucional, de cursos e de alunos, e promover a articulação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) com os sistemas estaduais de ensino, visando estabelecer ações e critérios comuns de avaliação.

Repórter: Flavia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página