Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Especialistas visitam curso de direito
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Cefet de Nilópolis (RJ) tem novo diretor

  • Terça-feira, 06 de setembro de 2005, 12h00
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 12h23

O professor Luiz Edmundo Vargas de Aguiar tomou posse, nesta segunda-feira, 5, em Brasília, na direção do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química (Cefet-Química) de Nilópolis (RJ). Em seu segundo mandato como diretor da instituição, Edmundo Vargas pretende, até 2009, ampliar em 30% o número de cursos e de estudantes do Cefet.

A escola tem sete cursos técnicos integrados ao ensino médio (metrologia, controle ambiental, química, laboratório de farmácia, biotecnologia, alimentos e meio ambiente), cinco cursos tecnológicos (produção cultural, licenciatura em química e em física, química em produtos naturais e em processos industriais) e um curso pós-médio de química.

Na pós-graduação, a instituição tem dois programas de especialização – em ensino de ciências e em segurança alimentar – e um curso de mestrado e doutorado na área de biociências e saúde. O Cefet-Química tem 4,1 mil alunos e orçamento anual de R$ 4 milhões. São duas unidades. Além da sede, em Nilópolis, há outra escola no Rio de Janeiro.

O diretor, que presidiu o Conselho dos Dirigentes dos Cefets (Concefet) nos últimos dois anos, pretende capacitar 80% dos servidores nos próximos quatro anos. “Se o funcionário não tem o ensino médio, deve terminá-lo. Se for um professor especialista, deve ingressar em curso de mestrado”, afirma Edmundo Vargas.

Conselho – Sua maior conquista à frente do Cefet-Química não está relacionada aos números de cursos, estudantes ou investimentos e sim à democratização do mandato de diretor. Foi criado um Conselho Comunitário de Gestão, cujos membros são eleitos de acordo com a ordem do dia. Se o tema a ser discutido está relacionado a orçamento, os melhores nomes da comunidade na área são eleitos para discutir a pauta.

Repórter: Rodrigo Farhat

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página