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Educação profissional e tecnológica

Vitae pretende investir US$ 1 mi em educação profissional em 2006

  • Quinta-feira, 15 de dezembro de 2005, 14h32
  • Última atualização em Quarta-feira, 16 de maio de 2007, 11h37

A Vitae – Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social busca novos parceiros para investir, em 2006, cerca de US$ 1 milhão em escolas de educação profissional das redes federal e estadual. A meta é estimular processos de modernização curricular e tecnológica de escolas públicas ou filantrópicas de formação profissional de nível técnico.

A partir do próximo ano, a Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) assumirá a gestão do programa de apoio ao ensino técnico e agrotécnico, criado pela Vitae em 1996. Em nove anos, foram investidos US$ 15 milhões em 73 escolas técnicas e 71 agrotécnicas federais e estaduais.

No nono concurso do programa, realizado no período de 2004 a 2005, foram priorizados investimentos em escolas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, que oferecem cursos relacionados aos setores primário e secundário da economia. Foram contemplados 35 projetos, num investimento total de US$ 4 milhões da Vitae, em parceria com a Fundação Lemann e a FAT. A contrapartida das escolas foi de US$ 1,7 milhão. O estado com maior número de instituições beneficiadas foi São Paulo, com 14 projetos selecionados, seguido de Minas Gerais (nove) e do Rio Grande do Sul (três).

Segundo a diretora do Departamento de Políticas e Articulação Institucional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Ivone Maria Elias Moreyra, em um período de diminuição de investimentos por parte do governo federal, a atuação da Vitae foi essencial para a rede federal. “Algumas escolas somente conseguiram ganhar qualidade devido aos recursos alocados pela Vitae para modernização de laboratórios e aquisição de novas tecnologias”, diz.

De acordo com a gerente de Projetos da Área de Educação da Vitae, Conceição Bongiovanni, os recursos são distribuídos anualmente para patrocínio de projetos selecionados em concurso nacional. “A escola pode montar seu projeto e fazer as demandas de acordo com suas metas”, conta.

Nos nove concursos já realizados, já foram atendidos 50% de todas as 144 escolas da rede federal e metade da rede estadual de São Paulo. Algumas escolas foram contempladas mais de uma vez.

Repórter: Rodrigo Farhat

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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