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Educação profissional e tecnológica

Ensino médio integrado ao profissional é tema de debate

  • Terça-feira, 18 de abril de 2006, 13h38
  • Última atualização em Quinta-feira, 24 de maio de 2007, 08h58

O debate sobre a implantação do ensino médio integrado à educação profissional tecnológica reuniu os coordenadores estaduais de ensino médio nesta terça-feira, dia 18, no Ministério da Educação. O encontro será encerrado na quarta-feira, 19.

A diretora de políticas públicas do ensino médio do MEC, Lúcia Lodi, destaca que este é o momento de aprofundar conceitualmente a proposta de unir os dois níveis de ensino. Para a diretora de políticas e articulação institucional, Jaqueline Moll, a idéia é reinventar o ensino médio, de modo a integrar disciplinas da educação profissional e atender jovens e adultos que precisam melhorar a formação.

Jaqueline lembrou que cerca de 67 milhões de adultos acima dos 18 anos não concluíram a educação básica (dados de 2001). O Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) pretende atender esse público. O objetivo do programa é dar capacidade cognitiva ao indivíduo. “Devemos treinar o estudante para ele poder sistematizar o conhecimento”, ressaltou Isaac Roitman, representante do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Jaime Biella, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), seguiu essa linha ao afirmar que o ensino deve preparar o estudante para exercer a cidadania. “Devemos inseri-lo no sistema, mas também dar subsídios para ele desenvolver a personalidade e a capacidade crítica, para que ajude na criação de uma nova sociedade”, afirmou.

Experiências — Cada representante de estado relatou as experiências na implantação do ensino médio integrado e explicou a escolha do tipo de curso e do local de implantação da unidade escolar. Foram expostos também os avanços e os problemas surgidos nesse primeiro momento.

No segundo e último dia, será apresentado o plano de trabalho nacional e haverá o relato das experiências do Programa de Equalização das Oportunidades de Acesso à Educação Básica (Prodeb), da Rádio Escola, que desenvolve práticas pedagógicas por meio do rádio nas escolas públicas e comunidades, e do Projeto Alvorada, que pretende reduzir desigualdades regionais com reforma ou construção de escolas públicas do ensino médio.

Raquel Maranhão Sá

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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