Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Merenda: recurso direto para a escola
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Conferência propõe medidas de inclusão no ensino profissionalizante

  • Quinta-feira, 09 de novembro de 2006, 16h08
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 12h08

A ampliação da oferta de vagas nos cursos técnicos de nível médio, estabelecendo cotas gratuitas para a população de baixa renda, foi aprovada na 1ª Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, realizada em Brasília dos dias 6 a 8 de novembro. O conjunto de propostas aprovadas compreende também a adoção de políticas de inclusão destes alunos no mercado de trabalho.

Durante a conferência foram discutidas e aprovadas cerca de 200 propostas pelos delegados participantes. As proposições resultaram de debates que contaram com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Fernando Haddad, além de especialistas e políticos.

A comissão organizadora da conferência apresentará no dia 8 de dezembro uma publicação com o registro de todas as propostas contendo uma avaliação política e técnica do conteúdo do documento. O livro com todas as proposições será apresentado pelo ministro Fernando Haddad à sociedade civil em ato público a ser agendado, para que assim possam ser discutidas as políticas de execução dos projetos.

As propostas abordaram as políticas de educação profissional e tecnológica nos níveis federal, estadual e municipal, voltados aos jovens e adultos em todos os sistemas de ensino, levando-se em consideração os diagnósticos socioeconômicos e culturais. A revisão do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia para a criação de novos cursos que contemplem inovações tecnológicas e de demanda social também foi incluída na agenda do Ministério da Educação.

Fabiana Gomes

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página