Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Entidades ligadas a educadores destacam importância do prêmio
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Educação tecnológica constrói sistema

  • Sexta-feira, 07 de dezembro de 2007, 15h58
  • Última atualização em Quinta-feira, 13 de dezembro de 2007, 12h47

Representantes das instituições federais de educação tecnológica, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e das secretarias de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e a Distância (Seed), participarão da reunião técnica de planejamento do Sistema de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Siep).

O objetivo do evento, que começa nesta segunda-feira, 10, e se estende até sexta-feira, 14, em Brasília, é discutir um cronograma de trabalho para que o Siep possa entrar no ar até o final de 2008.

O sistema é uma iniciativa da Setec que reunirá dados nacionais sobre o setor de educação profissional e tecnológica. Todas as ferramentas utilizadas para a construção do Siep estão sendo elaboradas com tecnologias de software livre, código aberto e acessibilidade, com metodologia de desenvolvimento compartilhado e em rede.

De acordo com o coordenador-geral de planejamento, orçamento e gestão da Setec, Getúlio Marques Ferreira, o portal será um importante instrumento de gestão, pois possibilitará a construção de uma base de informações em tempo real. “Com a implantação do Siep, os gestores e a sociedade terão um panorama do número de matrículas, dos cursos ofertados, áreas de abrangência das escolas, índices de empregabilidade dos formandos e das pesquisas desenvolvidas nas escolas”, explica.

Com investimento de cerca de R$ 3,5 milhões até o momento, o projeto do Siep é custeado com bolsas de iniciação científica e envolve cerca de 60 pesquisadores e 130 alunos de cursos superiores, técnico e tecnológico das áreas de informática, desenvolvimento de sistemas, web design, design gráfico e redes de comunicação.

O evento contará ainda com representantes da coordenação do Fórum de Gestores de TI do Conselho de Dirigentes dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Concefets), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Subsecretaria de Tecnologias da Informação do Ministério da Educação.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página