Professor: formação em Mato Grosso
O plano estratégico para formação de professores em Mato Grosso deve ser concluído em 30 dias. Esta é uma das definições do encontro que reuniu dirigentes do Ministério da Educação responsáveis pelo desenvolvimento do Plano de Ações Articuladas (PAR) e representantes do governo do estado, de universidades, instituições nacionais e locais.
Os representantes do MEC apresentaram programas e metas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), além da reestruturação da rede técnica federal e estatísticas do sistema Educacenso.
O secretário de Educação do estado, Ságuas Moraes, identificou dois problemas principais em Mato Grosso. A oferta de cursos de formação inicial e continuada para professores por parte de mais uma instituição e o reduzido número de professores em áreas como física, matemática, biologia e química. Para o secretário, o ideal é que os professores sejam concursados por área, não por disciplina, como ocorre, e tenham condições de ficar em uma única escola. “Isso possibilitará que estes professores tenham condições de conhecer bem o projeto pedagógico escolar e consigam melhores resultados na qualidade de ensino”, destacou.
A secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, também defendeu a necessidade de o professor ter dedicação a uma única escola. “Não adianta gastar milhões em cursinhos que o professor faça nos fins de semana, pouco produtivos”, afirmou. “Temos de garantir uma formação que integre o professor ao dia-a-dia da escola.”
O secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Bielschowsky, destacou a importância de planejar a oferta dos cursos de licenciatura para suprir a necessidade de professores nas diferentes regiões do estado, além de procurar adequar os já existentes à realidade da escola. “É fundamental que não haja duplicidade e sobreposição na oferta dos cursos de formação.”
Assessoria de Imprensa da Seed