Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Merenda: recurso direto para a escola
Início do conteúdo da página
Educação a distância

TV Escola exibe vídeos feitos por alunos

  • Sexta-feira, 01 de agosto de 2008, 16h13
  • Última atualização em Segunda-feira, 04 de agosto de 2008, 12h37

A TV Escola, canal do Ministério da Educação, exibe neste sábado, 2, às 16h, cinco vídeos produzidos por professores e alunos. Os cinco programas se destacaram no Festival de Vídeos Estudantis de Petrópolis (RJ) deste ano. O tema é o papel do idoso na sociedade. Os próprios alunos fizeram o roteiro e foram às ruas para captar os depoimentos.

Ao todo, participaram 30 professores e 100 alunos de 30 escolas de Petrópolis. Para integrar a programação da TV Escola, foram selecionados os cinco melhores vídeos avaliados por uma comissão julgadora. Os audiovisuais escolhidos foram os das escolas: São Geraldo, Governador Marcelo Alencar, Colégio Gunnar Virgen, Escola Johan Noel e São Judas Tadeu.

O produtor executivo da TV Escola, Paulo Newton de Moraes, explica que o objetivo da exibição dos vídeos é fomentar a produção, aumentar as possibilidades de uso de ferramentas não-convencionais nas escolas. “Os vídeos funcionam como trabalho extraclasse. Servem para que os alunos e professores estejam em contato com novas e poderosas ferramentas de linguagem, como a animação”, diz. Ele espera que outras escolas se inspirem e produzam documentários experimentais.

Anualmente, é proposto um tema, que é debatido com as escolas participantes. A partir daí as escolas vão a campo com o apoio do Centro Frei Memória, que acompanha e ajuda na captação e edição dos vídeos.

A TV Escola pode ser sintonizada por antena parabólica (digital ou analógica) em todo o Brasil, ou nas operadoras por assinatura DirecTV (canal 237) e Sky (canal 27).

Para consultar a programação, acesse a página eletrônica da Secretaria de Educação a Distância (Seed). São 24 horas diárias de séries e programas educativos.

Assessoria de Imprensa da Seed

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página