ProInfo: seminário reúne 300 participantes
O Ministério da Educação promove, de 20 a 22 de agosto, em Brasília, a capacitação de 300 coordenadores, multiplicadores e técnicos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) e da TV Escola. Desenvolver o uso da tecnologia nas escolas das redes públicas é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), e inclui a oferta de laboratórios de informática, capacitação e a produção de conteúdos digitais.
Na abertura do encontro, nesta quarta-feira, 20, às 8h30, o secretário de Educação a Distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky, apresenta o cenário da implementação das ações em todo o país. No evento, serão discutidas e definidas estratégias de planejamento, acompanhamento e avaliação, considerando as especificidades das regiões Centro-Oeste e Norte.
Na programação, estão previstas palestras, oficinas e minicursos direcionados de forma específica para coordenadores, multiplicadores e técnicos que atuam nos núcleos de tecnologia educacional (NTEs), estabelecidos nos estados e municípios. Os coordenadores farão curso do Linux Educacional, sistema operacional desenvolvido em software livre especialmente para os professores das escolas públicas. Aproximadamente 200 mil computadores estão sendo entregues com esse sistema em todo o Brasil.
No encontro, os participantes também terão a oportunidade de mostrar suas experiências, com a utilização dos laboratórios de informática em sala de aula. Serão apresentados, ao todo, 20 projetos desenvolvidos nos NTEs. Além disso, também serão oferecidos minicursos para os técnicos sobre tecnologia de multiterminais para o ProInfo Rural, rede wireless nos laboratórios, certificação digital, entre outros. A TV Escola, o Portal Domínio Público e o Portal do Professor são outros temas apresentados durante o evento.
O seminário ProInfo e TV Escola será realizado na Academia de Tênis, em Brasília.
Adriane Cunha