Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Programação oferece conteúdo sobre Dia da Consciência Negra
Início do conteúdo da página
TV Escola

Programação oferece conteúdo sobre Dia da Consciência Negra

  • Quinta-feira, 19 de novembro de 2009, 18h32
  • Última atualização em Quinta-feira, 19 de novembro de 2009, 18h32
O Dia da Consciência Negra, comemorado nesta sexta-feira, 20, é dedicado à reflexão sobre a inclusão da população negra na sociedade. Com o objetivo de oferecer conteúdo para professores e estudantes discutirem o tema em sala de aula, a TV Escola exibe nesta quinta-feira, 19, a última série de programas da semana temática da consciência negra.

O coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade de Brasília (UnB), Nelson Inocêncio, afirma que a data é importante para a população não esquecer o que é a luta dos negros. “A programação da TV Escola é relevante para mostrar o caráter didático desta batalha”, observa ele. “Todos podemos aprender com os movimentos sociais, e com o movimento negro não poderia ser diferente.”

O professor conta que a data surgiu com o intuito de acabar com o racismo existente. Segundo ele, é importante ressaltar que, antes dos anos 60, os negros comemoravam a sua inclusão na sociedade no Dia da Abolição da Escravatura, 13 de maio.

Os programas que serão apresentados nesta sexta-feira mostram alguns dos principais momentos históricos, como o ciclo da cana-de-açúcar, a comercialização dos escravos e a migração de angolanos para o Brasil, além de relatar a vida de personalidades que fizeram a história. Como a do ex-presidente e líder sul-africano Nelson Mandela, defensor dos direitos dos negros.

Das 21h às 22h, cinco programas serão apresentados pelo canal. Serão exibidos três episódios da série 500 Anos: O Brasil Colônia na TV - Cana de mel, preço de fel; Dos grilhões ao quilombo; Além de café, petróleo e diamante. E serão exibidos ainda Libertação de Nelson Mandela, da série Dias que abalaram o mundo, e Marcha em Washington: a luta pelos direitos civis dos negros. Os programas reprisam à 1h da manhã.

O canal também está veiculando breves histórias, de aproximadamente um minuto e meio, durante os intervalos. Essas pequenas vinhetas mostram a trajetória dos negros no Brasil e mundo.

A TV Escola pode ser sintonizada via antena parabólica (digital ou analógica) em todo o país e no Portal do MEC. O sinal está disponível também nas tevês por assinatura via Embratel (canal 123), Sky (canal 112) e Telefônica (canal 694).

Assessoria de Imprensa da Seed
Assunto(s): TV Escola , Seed
X
Fim do conteúdo da página