Capes inicia avaliação de projetos de educação a distância
Um total de 122 projetos concorre nas duas modalidades do Programa de Apoio à Pesquisa em Educação a Distância (Paped), edição 2005, que teve as inscrições encerradas no dia 19 de agosto. O programa é desenvolvido em parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), com apoio da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Na chamada um, destinada ao apoio financeiro a mestrandos e doutorandos em fase final de pesquisa cujo tema esteja voltado para a educação a distância, foram inscritas 55 propostas, 13 das quais para doutorado e 42 para mestrado. Terão apoio até cinco teses de doutorado, com recursos de R$ 8 mil cada uma, e até dez dissertações de mestrado, com R$ 6 mil para cada uma.
A chamada dois, destinada à premiação de materiais didático-pedagógicos para educação de nível básico ou superior, tem 67 concorrentes. Serão premiados até dez materiais. Cada um receberá R$ 9 mil.
Avaliação — De acordo com a coordenadora de programas especiais da Capes, Elci Vieira de Moura, o processo de avaliação segue a sistemática adotada em 2004. “Os projetos da chamada um serão avaliados por 22 consultores ad hoc, via on line, no período de 5 a 20 de setembro”, disse Elci. Ela explicou que cada proposta será avaliada por dois consultores diferentes. “A chamada dois, em razão da necessidade de se visualizar o material didático-pedagógico, será analisada e avaliada no sistema, porém presencialmente, por uma comissão de 13 pesquisadores, no período de 12 a 16 de setembro”, esclareceu.
Os candidatos apoiados na chamada um devem apresentar à Capes, em dez meses, artigo para publicação nos Anais do Paped. No caso da chamada dois, os produtos premiados serão postos à disposição das escolas e instituições de ensino superior públicas, garantidos os direitos autorais. Os autores cederão ao MEC o direito de uso não-comercial.
Repórter: Fátima Schenini