Proformação chega ao Timor Leste
A experiência positiva do Brasil com o Programa de Formação de Professores Leigos (Proformação) já ultrapassa os limites territoriais para alcançar outros continentes. As Ilhas de São Tomé e Príncipe, localizadas na costa oeste da África, constituem o primeiro exemplo de sucesso do programa fora do país. Mais recentemente, o Proformação também chegou ao Timor Leste – uma das ilhas pertencentes ao arquipélago asiático da Indonésia.
Em 2004, o ministro da Educação, Cultura, Juventude e Desporto de Timor Leste, Armindo Maia, esteve no Brasil para participar do encontro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e foi convidado para conhecer a Agência Formadora de Redenção/CE. Em resposta à solicitação do ministro Maia, o Brasil designou técnicos da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) para elaborar um projeto de formação de professores em exercício adaptado à realidade daquele país.
Desafio - Um dos maiores desafios para a política educacional timorense trata da formação insuficiente dos professores, o que constituiu um incentivo para se planejar a implementação do programa no país.
Motivada por essa necessidade, nasceu a parceria entre o governo brasileiro/MEC, governo timorense/MECJD e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores. O projeto de Formação de Professores em Exercício na Escola Primária do Timor Leste respeita as mesmas diretrizes do projeto original brasileiro, que é proporcionar aos professores, sem habilitação mínima exigida por lei, o domínio dos conteúdos do ensino médio e a formação pedagógica que vise à melhoria da qualidade do ensino e da prática docente.
Em agosto deste ano, a coordenadora nacional do Proformação no Brasil, Luciane Sá de Andrade, e a gerente de Monitoramento e Avaliação do programa, Amaliair Atallah, viajaram ao Timor Leste para acompanhar os passos iniciais da implementação do projeto e orientar os trabalhos da primeira fase presencial em Díli, capital do Timor.
Inicialmente, o projeto deve habilitar 100 professores da escola primária à certificação literária secundária, que, no Brasil, equivale ao ensino médio com habilitação em magistério. Isso será possível graças a um trabalho conjunto entre professores timorenses e especialistas brasileiros nas áreas de linguagens e códigos, matemática e lógica, vida e natureza, fundamentos de educação, organização do trabalho pedagógico, identidade, sociedade e cultura, e gestão de educação a distância.
Tutores - Além da capacitação de professores timorenses, o projeto também está preparando 14 professores para atuar como tutores. A função destes profissionais será acompanhar sistematicamente o grupo de professores cursistas, oferecendo apoio técnico e orientação pedagógica. Além disso, os tutores devem acompanhar a elaboração de atividades de avaliação e adaptação dos conteúdos à realidade local.
Assim como no Brasil, o foco do programa está voltado para a valorização e profissionalização da função docente, o que, conseqüentemente, trará ganhos para o desempenho escolar dos alunos timorenses. (Assessoria de Imprensa da Seed)