MEC produz relatório sobre utilização de tecnologia nas escolas
Um documento que consolida os esforços, análises e opiniões de um conjunto de especialistas brasileiros, gestores de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nos sistemas públicos de ensino e técnicos representantes de órgãos governamentais foi divulgado na quarta-feira, 21, em Brasília, pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC).
O material foi elaborado a partir da reunião interministerial de trabalho realizada entre os dias 14 e 15 deste mês, na Universidade de São Paulo (USP), que teve como pauta a proposta do Media Lab (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos), que visa possibilitar o acesso de um aluno por computador.
O grupo de trabalho apontou a necessidade de transposição da proposta em acordo nacional. Realizou-se, então, consulta à comunidade acadêmico-científica e educacional sobre os requisitos pedagógicos e funcionais para elaboração de um programa nacional.
Tecnologia – A idéia de desenvolver um laptop de baixo custo como uma possível solução tecnológica despertou no governo o interesse em participar da especificação, do desenvolvimento e produção da tecnologia com a comunidade acadêmico-científica e educacional. O objetivo é fomentar o processo de discussão e definir os requisitos pedagógicos e funcionais do projeto com utilização intensiva nas escolas públicas e a inclusão digital das comunidades no seu entorno.
O relatório demonstra que a proposta de um laptop por aluno muda muita coisa em relação às estratégias do uso da tecnologia do computador na educação. Isso, quando comparado ao que já é conhecido por parte da comunidade educacional brasileira, com a configuração baseada no desktop e em um ambiente denominado laboratório. (Assessoria de Imprensa da Seed)