Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Escolas com tempo integral têm forte evolução no desempenho
Início do conteúdo da página
Educação a distância

TV Escola mostra a evolução dos animais

  • Segunda-feira, 06 de fevereiro de 2006, 17h07
  • Última atualização em Terça-feira, 29 de maio de 2007, 05h44

A programação destaque da TV Escola desta terça-feira, 7, será O Milagre do Coração, às 17h30. O episódio que vai ao ar discute a evolução dos organismos dos animais que desenvolveram sistemas circulatórios próprios. Um exemplo é o coração do crocodilo, um dos mais sofisticados, assim como o dos pássaros, também considerado como mais eficiente do que o do homem.

O programa apresenta uma visão panorâmica de todo o reino animal, inclusive sobre os insetos, mostrando imagens impressionantes dos diferentes formatos do coração. São abordados desde a evolução biológica do órgão, a partir do surgimento de estruturas celulares primitivas que levaram à formação dos primeiros sistemas circulatórios, até o seu funcionamento detalhado.

Antes do programa, às 17 horas, entram em cena 15 capítulos (cada um com cerca de dois minutos de duração) da série Criadores de Música, que trabalha com elementos básicos da linguagem musical para crianças. Cada capítulo é dedicado a um instrumento diferente, como violino, harpa, violão e percussão, além de ensinar um pouco mais sobre a música de várias culturas. Para as 20 horas, está previsto As Cores da Paixão – Pablo Picasso, episódio da série Paletas que analisa a obra A Crucificação. Após a exibição, o programa será comentado por professores de Arte, Filosofia e Psicologia.

O Velho e o Mar vem às 16 horas e às 23 horas. Trata-se de um programa baseado no clássico da literatura, que mistura técnicas de animação e conta um pouco da história do escritor Ernest Hemingway. No Salto para o Futuro, será exibido No Melhor da Festa, da série Cultura Popular e Educação. O programa discute o valor simbólico da festa, suas razões e finalidades. Além da natureza inclusiva e da diversidade encontradas em folguedos populares, que caracterizam o festejo como síntese entre o sagrado e o profano. A escola e as comemorações do dia do folclore também são temas do programa, que vai ao ar às 19 horas – com reprises às 11 horas e às 15 horas do dia seguinte.

A TV Escola pode ser acessada pelos canais 27 (Sky), 237 (DirecTV) e 4 (Tecsat), e tanto por antenas parabólicas analógicas quanto digitais. As grades de programação estão disponíveis no portal do MEC. (Assessoria de Imprensa da Seed)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página