Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Abertas inscrições para seleção de professor sênior nos EUA
Início do conteúdo da página
Educação a distância

MEC apresenta Universidade Aberta em seminário que comemora 60 anos da ABM

  • Sexta-feira, 24 de março de 2006, 12h32
  • Última atualização em Quinta-feira, 17 de maio de 2007, 11h16

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) será apresentada no Seminário Internacional sobre Desenvolvimento e Federalismo, de 27 a 29 próximos, em Brasília. A Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) participará com palestra e oficinas sobre o projeto da UAB, no dia 29, das 14h às 18h. O secretário Ronaldo Mota apresentará a UAB em palestra no mesmo dia, às 19h15, e a Seed divulgará os programas do MEC em um estande. O evento será uma comemoração dos 60 anos da Associação Brasileira de Municípios (ABM).

O projeto UAB, que faz parte das políticas públicas para a democratização do ensino superior, foi criado no contexto do Fórum das Estatais pela Educação, com a participação da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e das principais empresas estatais do país.

O seminário reunirá representantes do Brasil, Argentina, Estados Unidos, Polônia, Portugal, França, Bolívia e Chile para trocar experiências sobre os sistemas federativos e a organização dos municípios. As iniciativas em prol da Agenda 21 e das metas do milênio propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) também serão debatidas.

No evento, será inaugurada a Escola de Gestão Pública da ABM, que capacitará gestores de diferentes níveis de governo para a melhoria do nível gerencial em políticas de desenvolvimento. Segundo o presidente da ABM, José do Carmo Garcia, o fator preponderante nos casos de má gestão pública é a desqualificação gerencial. "A escassez de recursos humanos qualificados, especialmente nas regiões nas quais a tecnologia e o acesso à educação são deficientes, coopera para que os municípios sejam mal administrados", assinalou.

Outros aspectos salientados pela ABM para caracterizar o porquê das dificuldades de crescimento local estão na desinformação da população sobre o andamento dos projetos das administrações municipais e na complexidade da legislação em vigor no Brasil. Mais informações sobre o seminário estão disponíveis na página eletrônica da ABM.

Propostas - Em 20 de dezembro do ano passado, foi aberto o prazo - vai até 13 de abril - para envio de propostas de criação de cursos a distância para a UAB. As prefeituras interessadas em constituir pólos de apoio presencial devem encaminhar proposta com detalhamento da infra-estrutura física e logística (laboratórios didáticos e de informática, bibliotecas e recursos tecnológicos), descrição dos recursos humanos (tutores presenciais e equipes técnica e administrativa) e lista dos cursos que querem ver ofertados, com o número de vagas.

Repórter: Flavia Nery

 

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página