Missão de educação no Timor Leste será mantida apesar dos conflitos
Apesar dos conflitos políticos no Timor Leste, o Ministério da Educação vai prosseguir na execução dos seus programas naquele país. Atualmente, o MEC coordena um programa de formação de professores que atuam nas escolas primárias, mas não tiveram formação mínima para habilitação na atividade.
A onda de violência no Timor Leste começou em maio, com uma crise que levou à renúncia do primeiro-ministro, Mari Alkatiri, substituído por José Ramos-Horta. Uma força de paz de 3.200 soldados da Austrália, Malásia, Nova Zelândia e Portugal foi enviada para controlar a situação.
Do dia 25 de setembro a 7 de outubro, especialistas do Programa de Formação de Professores em Exercício (Proformação) integram uma missão brasileira naquele país para dar continuidade às suas ações. De acordo com a coordenadora do programa, Luciane Sá de Andrade, o objetivo da viagem é fazer a orientação, acompanhamento, monitoramento e avaliação das atividades do projeto Formação de Professores em Exercício na Escola Primária do Timor Leste, desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.
O projeto no Timor Leste tem como ponto de partida a experiência brasileira com o Proformação. O curso proporciona a formação inicial de professores que estão em exercício na escola primária do Timor Leste, sem habilitação para este exercício. “Em geral, estes professores lecionam em escolas afastadas”, explicou Luciane.
Além da coordenadora do programa, a equipe brasileira conta com a participação da diretora de Produção e Capacitação da Seed, Leila Lopes.
No Brasil, o Proformação é um curso a distância, de nível médio, com habilitação para o magistério, realizado pelo MEC em parceria com os estados e municípios. Destina-se aos professores que, sem formação específica, lecionam nas quatro séries iniciais do ensino fundamental, classes de alfabetização, ou educação de jovens e adultos (EJA), nas redes públicas de ensino do País.
Timor Leste – O programa começou em maio de 2005 com oito professores brasileiros selecionados entre os bolsistas da Capes. A equipe brasileira e o Instituto de Formação Contínua do Timor Leste selecionaram cinco professores formadores e 14 tutores timorenses responsáveis pela formação de 92 professores cursistas timorenses, ao mesmo tempo que trabalham em regime de cooperação com os professores brasileiros.
Semestralmente, o MEC disponibiliza dois técnicos para o acompanhamento dos trabalhos no Timor Leste. Desta forma, técnicos do Ministério da Educação do Timor Leste em parceria com os técnicos brasileiros avaliam os resultados do projeto. (Assessoria de Imprensa da Seed)