Ministério da Educação e Radiobrás lançam programas de rádio e televisão
A Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) solidifica programas voltados para a inclusão social e pretende se fortalecer em 2007. “Ao longo de 2006 conseguimos enraizar uma agenda pública preocupada com a diversidade étnico-racial, de gênero, orientação sexual, cultural e ambiental”, afirmou o secretário da Secad, Ricardo Henriques. “A previsão é de que os programas sejam expandidos no Brasil”, completou.
O programa Escola Aberta integra a comunidade com a escola e oferece alternativas de lazer e cultura aos sábados e domingos. O programa já chegou a 17 estados, 75 municípios e mais de 1400 escolas no ano de 2006. Já ofereceu, ainda, em torno de 30 mil oficinas a 250 mil beneficiários por final de semana. Segundo Ricardo Henriques, ainda em dezembro, o programa será implantado em mais seis estados. O objetivo é reduzir o abandono escolar e a violência entre os jovens ao criar um ambiente de maior proteção social.
Cursos de formação de professores que objetivam formar multiplicadores no combate integrado ao racismo, ao sexismo e à homofobia formaram quatro mil professores em 2006. No próximo ano, a Secad pretende aumentar a oferta destes cursos.
Saberes – O programa Conexões de Saberes, que começou com cinco universidades em 2004, encerra 2006 com 32 universidades federais distribuídas por todo o País oferecendo bolsas a estudantes. O programa dá assistência a alunos que trabalham em pesquisas sobre direitos humanos e educação ambiental, em sua própria realidade. Um total de 1.600 bolsistas participou do projeto neste ano.
Ricardo Henriques diz que pretende aumentar o número de bolsas no próximo ano. O programa é uma política de permanência qualificada que contribui para que estudantes de origem popular concluam a graduação nas universidades públicas, ao mesmo tempo em que forma multiplicadores de conhecimento para as comunidades dos alunos bolsistas.
“As metas da Secad/MEC são trazer para o centro da política pública em educação o valor das diferenças e a diversidade com seus conteúdos étnico-racial, de orientação sexual, regional, religioso, cultural e ambiental”, concluiu o secretário
Fabiana Gomes