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Educação a distância

Profissionais avaliam uso de meios de comunicação nas salas de aula

  • Quinta-feira, 26 de abril de 2007, 13h12
  • Última atualização em Segunda-feira, 18 de junho de 2007, 06h58

Elaborar um sistema de avaliação da inserção de mídias na educação a distância foi um dos temas discutidos no encontro do programa Mídias na Educação, promovido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), nos dias 23 e 24, em Brasília. Cerca de 60 profissionais de tecnologia da informação e coordenadores pedagógicos de escolas públicas debateram o uso dos meios de comunicação impressos e eletrônicos (TV, vídeo, rádio e internet) nas salas de aula.

“Como esse é um programa novo e modular, ou seja, uma proposta de integração não só de mídias, mas também de estudos, precisamos começar a pensar em uma avaliação que corresponda a esse mesmo modelo”, explicou Leila Lopes, diretora do Departamento de Produção e Capacitação em Programa de Educação a Distância da Seed. Segundo ela, é preciso entender que fazer educação a distância não é simplesmente transpor o presencial para a internet. Há toda uma linguagem específica, uma dinâmica, um balanceamento entre as atividades.

Participaram do encontro profissionais de todo o País envolvidos na formação de dez mil professores. “Os debates não são conclusivos, mas apontadores”, disse Leila. A cada semestre é realizado um evento como esse, no qual se reúnem os produtores dos módulos e os coordenadores de tutoria para juntar a teoria à prática. “Temos uma frase que norteia o nosso trabalho que é a da utilização da autoria e co-autoria como estratégia de aprendizagem. O programa usa isso na sua própria elaboração”, afirmou.

Criado em 2005, o Mídias na Educação tem o objetivo de proporcionar aos profissionais formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação, de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem. A proposta é contribuir para a formação de um leitor crítico e criativo, capaz de produzir e estimular a produção nas diversas mídias.

A certificação se dá em três níveis, que constituem ciclos de estudo — o ciclo básico, de extensão, com 120 horas de duração; o intermediário, de aperfeiçoamento, com 180 horas, e o avançado, de especialização, com 360 horas.

O foco é centrado na pedagogia da co-autoria, na integração de tecnologias, na democratização, na flexibilização do acesso à formação e no trabalho colaborativo.

Letícia Tancredi

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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