Professor estimula potencial do aluno
Castro (PR) — Com um poema sobre a vegetação e o povo do Paraná e do pequeno município de Castro — há 70 mil habitantes e fica a 140 quilômetros de Curitiba — o aluno Sílvio Castanho da Silva comoveu a população da cidade onde nasceu. Ele foi um dos finalistas da última edição do prêmio Escrevendo o Futuro, organizado pela Fundação Itaú Social. O prêmio deu origem à Olimpíada de Língua Portuguesa, que ocorrerá pela primeira vez este ano.
O resultado do trabalho do aluno, com auxílio da professora, foi o poema premiado Fuxico, apresentado pelos dois nesta sexta-feira, dia 7, a 1,3 mil professores da rede estadual do Paraná e da rede municipal de Castro. No encontro, os dirigentes municipais anunciaram a adesão do município à olimpíada.
Orgulhosa, a professora do menino, Vitória Batista, conta que Sílvio ganhou a etapa municipal, a estadual e a da região Sul e chegou à final nacional, com sua ajuda. Para preparar o aluno, Vitória contou com material didático específico para desenvolver atividades de leitura e escrita, e passou por oficinas de formação. Aluno e professora são da escola estadual Jardim das Araucárias, em Castro.
Na hora de apresentar o poema, que trata do lugar onde vivem, os dois ficaram emocionados. Cada um apresentou uma estrofe e juntos, como foi todo o percurso até a final do concurso, finalizaram a leitura:
Fuxico
Pinheirinho que bate
Tac tac toc toc
Caingangue que se assusta
Tec tec tec tec
O mato vira vento
Vum vum vum
Japonês colhe batata
Trr trr trr
Italiano corta couve
Chic chic chic
Holandês cria vaca
Muu muu muu
Castro derrama leite no Paraná
Chuá chuá chuá
Tudo termina com o leite derramado no fogão
O exemplo mostrou como o trabalho do professor pode estimular o potencial do aluno. Para a secretária de Educação Básica (SEB/MEC), Maria do Pilar Lacerda, os bons professores ficam para sempre na memória dos alunos. “O Sílvio nunca se esquecerá desse momento”, disse. A secretária pediu aos professores que se dediquem a fim de melhorar a qualidade do ensino e que participem da Olimpíada de Língua Portuguesa. “A leitura e a escrita ampliam os horizontes”, acredita Pilar. “Por causa do poema do Sílvio, fiquei sabendo que Castro produzia leite e que tinha imigrantes holandeses.”
A iniciativa investe na formação de professores a partir de metodologias de ensino e aprendizado capazes de desenvolver e aprimorar as habilidades de leitura e escrita de alunos matriculados nos ensinos fundamental e médio das escolas públicas. A inscrição da escola depende da adesão da rede à qual está vinculada. As inscrições se encerram no dia 14 de abril.
Maria Clara Machado
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