Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Merenda: recurso direto para a escola
Início do conteúdo da página
Educação básica

Mais prazo para formação de professor

  • Segunda-feira, 12 de maio de 2008, 13h20
  • Última atualização em Segunda-feira, 19 de maio de 2008, 14h55

No Pró-Letramento, os professores recebem formação em língua portuguesa e matemática, em dois cursos de 120 horas cada. (Foto: João Bittar)As universidades públicas e privadas parceiras do Ministério da Educação na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, têm agora mais prazo para ministrar os cursos. O prazo foi ampliado de seis para até oito meses, mas a carga horária de 120 horas se mantém.

De acordo com a diretora de políticas de formação, materiais didáticos e de tecnologias da Secretaria de Educação Básica (SEB), Jeanete Beauchamp, a ampliação do tempo dos cursos responde a um pedido das universidades apresentado no encontro de avaliação, que ocorreu nos dias 29 e 30 de abril, em Brasília. Como a formação continuada é feita por professores em serviço, um tempo mais longo de curso favorece as realidades regionais e municipais, explica a diretora.

Na avaliação de Jeanete Beauchamp, o Pró-Letramento, programa de formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, atendeu desde sua criação, em 2005, cerca de 203 mil professores, em 19 estados. Parte dos professores já foi certificada pelas instituições de ensino superior e parte está fazendo a formação. A proposta da SEB é ampliar o programa a partir das necessidades apontadas pelos Planos de Ações Articuladas (PAR), que estão sendo elaborados pelos municípios e que serão apresentados ao MEC.

No Pró-Letramento, os professores recebem formação em língua portuguesa e matemática, em dois cursos de 120 horas cada. Hoje, dez universidades são parceiras do ministério, com oferta de cursos em 19 das 27 unidades da Federação.

Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página