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Educação básica

Professores de Pernambuco fazem formação em inglês

  • Quarta-feira, 01 de abril de 2009, 17h39
  • Última atualização em Quarta-feira, 01 de abril de 2009, 17h50
Professores que lecionam a língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio em escolas públicas da rede estadual de Pernambuco fizeram, até março, metade do curso de formação continuada. O curso foi solicitado ao Ministério da Educação pela secretaria de educação do estado no Plano de Ações Articuladas (PAR), em 2008, para atender 50 professores, mas apenas 38 se inscreveram.

A atualização tem 120 horas, sendo 80 horas presenciais, desenvolvidas em quatro módulos, e 40 horas de atividades a distância realizadas nos intervalos dos módulos. A formação é ministrada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), do Paraná, uma das 19 instituições de ensino superior da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica do MEC.

De acordo com a coordenadora da formação em inglês pela UEPG, Rosemaria Belim Motter, nos encontros presenciais de dezembro de 2008 e de março deste ano, que somam 40 horas, os professores revelaram um interesse surpreendente pelo curso. Um dos motivos, explica, é que o grupo tem a primeira oportunidade de atualização desde que entrou na rede pública. “Eles não perdem nenhum momento do curso, perguntam, têm sede de conhecimento”. A outra surpresa da coordenadora foi a participação dos professores nas atividades a distância. A troca de e-mails com a coordenação e entre eles revela que são dedicados e que estão usando esse tempo para tirar dúvidas e trocar informações, diz Motter.

O penúltimo encontro presencial será de 16 a 18 deste mês, com duração de 20 horas. O curso será encerrado em maio com as últimas 20 horas presenciais e a entrega dos certificados de formação continuada em língua inglesa expedidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

O currículo apresenta uma visão de como o Brasil concebeu o ensino da língua estrangeira, os métodos utilizados, os materiais disponíveis; como ensinar a escrita, a leitura e a fala; quais habilidades o professor precisa desenvolver para ensinar, como corrigir erros dos alunos e como avaliar o aprendizado deles.

Como apoio às atividades, os cursistas receberão no encontro de abril CDs e DVDs produzidos pelo Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e prestação de serviços para as redes públicas de ensino (Cefortec) da UEPG. Os materiais, explica Motter, trazem uma abordagem crítica, na linha do pensamento de Paulo Freire.

Ionice Lorenzoni
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