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Educação básica

Universidade da Bahia conclui curso de formação de diretores

  • Quinta-feira, 22 de abril de 2010, 15h57
  • Última atualização em Quinta-feira, 22 de abril de 2010, 15h57
A Universidade Federal da Bahia (UFBA) conclui este mês a certificação de 1.467 diretores de escolas públicas da educação básica de municípios de sete estados da região Nordeste. Esse grupo de diretores fez o curso de aperfeiçoamento em gestão escolar, ministrado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares da UFBA e custeado com recursos do Ministério da Educação.

Na avaliação do coordenador do curso na universidade, Paulo Vilaça, dos 1.580 inscritos, em 156 municípios, apenas 8% não concluíram a formação, o que é um índice muito baixo em cursos de educação a distância. A alta taxa de certificação obtida, diz Vilaça, prova que o modelo de formação construído pelo Centro de Estudos Interdisciplinares foi apropriado para esse público.

Para fazer o curso, os diretores foram distribuídos entre 18 polos, o mais próximo possível de suas escolas. Paulo Vilaça explica que a formação semipresencial teve o apoio de tutores preparados pela universidade, materiais de estudo impressos, além de quatro encontros presenciais com duração global de 32 horas.

Os conteúdos que os diretores estudaram foram divididos em oito módulos: qualidade social da educação escolar; organização e gestão da escola: planejamento e avaliação; a construção do projeto político-pedagógico da escola; a avaliação da aprendizagem na escola; a gestão de pessoas e do ambiente físico da escola; a autonomia financeira das escolas; convivência na escola: o papel do gestor. O último módulo trata de temas gerais do ambiente escolar.

Para obter certificado da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA, o cursista precisou cumprir, no mínimo, 75% da carga horária presencial, realizar 75% das atividades propostas nos módulos e no ambiente virtual, e alcançar nota igual ou superior a sete pontos no conjunto das tarefas. As aulas e os estudos individuais tiveram duração média de dois meses.

O curso começou com os diretores de 77 municípios da Bahia, em agosto de 2009. Depois fizeram a formação os gestores de sete municípios de Sergipe, 11 de Alagoas, 11 de Pernambuco, 23 da Paraíba, 22 do Rio Grande do Norte e cinco do Ceará.

PAR – A formação continuada de diretores e vices está entre os temas mais solicitados pelos municípios nos planos de ações articuladas (PAR), desde 2007. Para atendê-los, o MEC selecionou em 2008, por edital, as universidades federais da Bahia (UFBA) e de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais, para criar e ministrar o curso. A UFJF qualificou 1.169 diretores de 122 municípios pertencentes a 20 estados. O PAR é um planejamento municipal ou estadual, feito a partir de diagnóstico da educação local, com prazo de execução de quatro anos.

Ionice Lorenzoni
Assunto(s): Educação básica , PAR
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