Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Cem anos da rede de educação profissional
Início do conteúdo da página
Educação básica

Oficina do MEC reúne 71 municípios em Ijuí

  • Sexta-feira, 03 de junho de 2005, 15h19
  • Última atualização em Sexta-feira, 11 de maio de 2007, 10h33

Descentralizar as atividades do Ministério da Educação, promover uma relação mais próxima com as prefeituras e secretarias municipais de educação e divulgar os seus projetos e programas é o objetivo da oficina do MEC realizada nesta sexta-feira, 3, em Ijuí (RS).

O evento foi realizado na Universidade Unijuí e reuniu 71 municípios das regiões do Alto Jacuí, Fronteira, Noroeste, Noroeste Colonial e Missões, que tiveram a oportunidade de conhecer os programas da merenda e transporte escolares, a distribuição de livros didáticos e o programa Escola de Fábrica, além de se informar sobre o apoio financeiro à alfabetização e à educação de jovens e adultos e a complementação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

O secretário executivo adjunto do MEC, Jairo Jorge, destacou que esta é uma iniciativa inédita do ministério em mobilizar o primeiro escalão do órgão para divulgar os programas junto aos prefeitos e secretários municipais de educação. "Os objetivos das oficinas são informar os gestores municipais sobre os projetos do MEC, divulgar os mecanismos de participação dos recursos, discutir as políticas e colher informações dos prefeitos e secretários, já que são eles que compreendem as necessidades locais", explicou.

Jairo Jorge ressaltou a importância do novo Fundo da Educação Básica (Fundeb) e da necessidade de uma boa educação para o desenvolvimento social e econômico da região. O prefeito de Ijuí, Valdir Heck, elogiou a iniciativa e lembrou que a principal carência do município é o transporte escolar. No ano passado, o MEC investiu cerca de R$ 5 milhões na região, que envolve 92 municípios.

Encontros – Participaram da abertura do encontro a representante da Secretaria Estadual de Educação, Eliana Bernardi; do Conselho Regional de Desenvolvimento, Paulo Friso; e o reitor da Universidade Unijuí, Gilmar Bedin. Esta foi a penúltima das oito oficinas que serão realizadas no estado. Nesta primeira etapa as oficinas acontecem no Rio Grande do Sul e Ceará. Num segundo momento, Rio de Janeiro e São Paulo também sediarão encontros deste tipo. A próxima reunião será no dia 10, em Passo Fundo (RS).

Repórter: Sandro Santos

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página