Programa Pró-Funcionário será lançado dia 26
Melhorar a formação dos funcionários das escolas da rede pública é o objetivo do Programa Pró-Funcionário. Ele ofertará curso técnico profissional de nível médio e será lançado pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira, 26, às 14 horas, no auditório do edifício-sede, logo após o término do 2º Seminário Pró-Funcionário, que acontecerá nos dias 24 a 26 no Hotel Nacional, em Brasília.
“O encontro visa capacitar todo o pessoal técnico que vai estar envolvido no estado: coordenadores, professores orientadores e técnicos das instituições”, afirmou Horácio Reis, diretor do Departamento de Articulações e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC).
Este ano, o curso começará, de modo piloto, em cinco estados (Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná), com o custo de R$ 3 milhões, e terá quatro modalidades: alimentação escolar; multimeios didáticos; infra-estrutura e meio ambiente; e gestão. Podem participar funcionários das escolas públicas estaduais e municipais aptos a cursar o ensino médio.
O MEC, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), ofertará o curso, que terá 1.260 horas de aula, a distância e presencial, sendo 300 horas destinadas à prática profissional supervisionada. Serão abertas cinco mil vagas nesta primeira fase.
Durante o lançamento do curso técnico de profissionalização dos funcionários da Educação, o ministro Fernando Haddad vai homologar a resolução que cria a 21ª Área Profissional sobre os Serviços de Apoio à Educação, já aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). A meta é ampliar o programa para os demais estados em 2006.
Repórter: Raquel Maranhão Sá