Coordenadores do Enem 2017 têm capacitação no sábado, 16
Os 257 coordenadores municipais que atuarão na edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 nos estados de São Paulo, Pará e Piauí e na região de Itabuna (BA) serão capacitados neste sábado, 16. As capacitações são realizadas pela Fundação Cesgranrio e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que, com a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp), formam o consórcio aplicador do Enem.
Representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vão acompanhar as capacitações, que apresentam todo o procedimento de logística e aplicação do exame. Entre as novidades para este ano, destacam-se a realização das provas em dois domingos consecutivos, com o consequente encerramento dos horários especiais para sabatistas, e a estreia dos exames personalizados com nome e número de inscrição do participante. Há também um novo recurso de acessibilidade, a videoprova traduzida em libras.
Durante a capacitação, os coordenadores municipais assistem a um vídeo de preparação e fazem exercícios, totalizando oito horas de treinamento. Eles também precisam concluir, até a véspera do Enem, uma capacitação a distância de 20 horas de duração.
As capacitações começaram em 19 de agosto e continuam até 23 de setembro para preparar os 1.783 coordenadores municipais do Enem 2017. Este ano, o exame será aplicado em 1.724 municípios, para 6.731.203 inscritos. As provas serão realizadas em 5 e 12 de novembro.
Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep