Livros de espanhol vão ajudar professores do ensino médio
O Ministério da Educação concluiu a distribuição de 105.069 livros – gramáticas e dicionários em língua espanhola – para escolas públicas de ensino médio. O material servirá de apoio para os professores ensinarem a disciplina, que se tornará obrigatória no ensino médio até 2010.
Para as escolas do Distrito Federal, foram distribuídos 826 livros, 826 gramáticas e 1.649 dicionários. Segundo a diretora do Centro Interescolar de Línguas, que atende o Centro de Ensino Elefante Branco, em Brasília, Denise Camacho, o material é bastante atualizado e será usado pelos professores para pesquisarem temas que serão aplicados em sala de aula. “Temos muitos estagiários que estão concluindo a universidade e dão aulas aqui. Eles vão usar o material como apoio”, explica. O Centro, que recebeu 20 livros, atende atualmente 2.300 alunos em aulas de espanhol, 5.000 em inglês e 1.000 em francês.
A Lei nº 11.161/2005 prevê a implantação gradativa do ensino do espanhol, no prazo de cinco anos, e determina que a escola é obrigada a oferecer a disciplina, mas ao aluno é facultada a matrícula. Quando trata da oferta nas redes pública e privada, a lei tem distinções. As escolas públicas devem oferecer a língua espanhola em centros de ensino de língua estrangeira; enquanto a rede privada pode ofertar a disciplina de duas formas: nas salas de aula e em horários normais ou em centros de estudos de língua moderna.
De acordo com a coordenadora do Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Lúcia Lodi, esta lei especifica o artigo 36, inciso 3º, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tornando obrigatório o ensino do espanhol na educação média.
De acordo com o Censo Escolar de 2004, o ensino médio tem 9,1 milhões de matrículas. Deste total, 8 milhões de alunos estão nos sistemas públicos municipal, estadual e federal e 1,1 milhão na rede privada.
Flavia Nery