Ministro fortalece parcerias com governo de Pernambuco
Escolas em tempo integral, liberação de recursos financeiros, conclusão de obras em andamento, construção de novas escolas técnicas – estes foram alguns dos temas tratados pelo ministro da Educação, Rossieli Soares, e pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara, nesta quinta-feira, 3, em Brasília. Na reunião, que teve a participação do secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, foi estabelecido o compromisso de fortalecimento das parcerias entre o MEC e a rede estadual de ensino pernambucana.
“Existe uma série de parcerias já em andamento junto ao MEC e outras ainda a iniciar, desde a discussão de projetos na área de robótica, dentro da rede estadual de ensino, assim como projetos de obras importantes em regiões do estado afetadas pelas cheias, além de escolas que precisam de suporte”, explicou Rossieli Soares.
Rossieli observou que o MEC mantém o diálogo para fortalecer os projetos educacionais. “Especialmente com a ampliação da escola em Fernando de Noronha, que é um projeto de alcançar lá a educação integral, especialmente para a pré-escola, com recursos do MEC”, afirmou. “E para outras escolas que têm projetos, especialmente escolas técnicas”, esclareceu.
Para o governador Paulo Câmara, a visita ao MEC foi importante no sentido de buscar garantias para a conclusão de obras em andamento, além de outras em estágio de planejamento, como novas escolas técnicas e quadras poliesportivas, além de encaminhamento de ordens de serviços que contam com recursos federais.
“Não se faz hoje no Brasil e em nenhum lugar do mundo uma educação de qualidade que não envolva os entes federativos: os municípios, o estado e a União”, disse o governador. E sempre buscamos oportunidades de recursos junto ao Governo Federal para que haja uma ampliação dos serviços. Pernambuco tem hoje a maior rede de escolas em tempo integral, uma ampla rede de escolas técnico-profissionais e busca aperfeiçoar cada vez mais a qualidade do ensino, a infraestrutura, e sempre buscando parcerias”, pontuou, lembrando que a experiência exitosa do modelo das escolas de tempo integral em Pernambuco inspirou a criação do Programa de Fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral, do Governo Federal, em 2016.
Assessoria de Comunicação Social